segunda-feira, novembro 03, 2008

Trick, Treats e a ética protestante



O Halloween foi uma das mais profundas experiências pelas quais eu passei no EUA. Fundamental para entender um pouco mais sobre esse estranho e apaixonante país. Haloween aqui não é coisa só de criança. Ao contrário, os adultos se divertem e muito. Mas o mais bizarro foi ver pessoas em pleno meio dia, em Manhattam, indo trabalhar vestidas de super homens, mulher maravilha, Drácula...parece que algumas empresas até incentivam esse tipo de prática. Então pega até mal se você não vai fantasiado. Você não está “vestindo a camisa da equipe” (ah, o mundo corporativo!). Então a pessoa bota burocraticamente sua fantasia e tudo pela empresa. Aí o sujeito entra e mata 15 com uma metralhadora e a culpa é da mídia. Da Dona Nídia.

Aliás, a melhor definição quem me deu foi a Karen, minha colega de conversação: “nós precisamos de um objetivo para nos divertimos. A gente precisa ter uma meta. Hoje a meta é Halloween”.

Não é o máximo? Isso são os Estados Unidos!! A ética protestante e o espírito do capitalismo, como bem mostrou-nos Weber. Nada de divertir-se pagãnamente no carnaval, bêbados, nada de louvar os mortos como os católicos latinos melancólicos devedores da Ibéria, mas um ritual Celta – e, a princípio pagão - com uma roupagem extremamente pragmática. Claro. Louvando as raízes de diversidade religiosa que foram, aliás, a causa da construção desse país.

Outra grande descoberta foi ver que as fantasias não são só de coisas ligadas ao universo das bruxas. São fantasias de qualquer coisa. É o Carnaval deles. As lojas ficam lotadas de produtos de Halloween, as vitrines, os restaurantes são decorados com motivos de Halloween...e há filas nas lojas para se comprar doces e fantasias.

As crianças pedem doces em Manhattam nos estabelecimentos comerciais. A Karen me disse isso e eu não acreditei. Estava tomando minha sopinha calmamente num lugar que eu como perto da faculdade e vi isso acontecer. Crianças de uns 4 ou 5 anos entraram com as mães, gritaram Trick or Treats!, ganharam doces e saíram pulando de alegria. Um dos garotinhos, um latininho de uns 5 anos, pulavam na calçada com seu saco de doces. Dentro do restaurante, um grupo de franceses comia. Entre nós e cena apenas um vidro. Subitamente todos nos olhamos e simplesmente sorrimos com aquela cena insólita para uma metrópole supostamente “fria” e “impessoal” como NY.


Os “sexual offenders” (molestadores de criancinhas) são obrigados a colar um aviso nas portas para que as crianças não se aproximem. Aliás, perguntem pra Karen isso. Como um país que tem verdadeira paranóia com sexual harassment e pedofilia pode alimentar um ritual que é um prato cheio para esse tipo de coisa. Ela me disse que há uma série de lendas urbanas sobre casos de crianças que somem na noite do Halloween. Também ouvi relatos de gente que bota droga nos doces ou lâminas. O que só serve de marketing pro evento, claro. Por via das dúvidas, os muito pequenos vão com os pais. Os maiorezinhos vão em grupos – e tivemos até grupos de adolescentes.

Na cidadezinha da Raquel o Halloween é um evento. Nem vou descrever nada, pois as fotos abaixo falam por si. A maioria dessas casas super enfeitadas fica numa rua em que as pessoas vem de longe pra pedir doces. É uma festa. Tem até polícia pra tomar conta. As pessoas decoram as casas com perfeição, se fantasiam e ficam esperando as crianças na porta. Outras preferem botar músicas assustadoras e tinha até gelo seco!

Nossa produção não era tão grande. Raquel e Marido compraram alguns chocolates e doces. Não havia uma música assustadora, então colocamos o “Trilher” de Michael Jackson no repeat. Ao que Marido alertou-nos onde estávamos com a cabeça. Afinal, colocar a música de um pedófilo pra tocar em pleno ritual infantil...enfim. Mas era apenas má vontade dele para com Michael – depois da trigésima vez que a música repetiu, diga-se de passagem.

Recebemos quatro grupos de crianças – o que, dizem, era pouco. Eu achei o máximo. A cada toque de campainha colocava meus óculos de Groucho Marx (fotos abaixo) e ia, animadamente, abrir a porta junto com a Raquel, que estava com a máscara do Jason. As crianças de assustavam mais com os latidos de Tinho e Rodolfo do que com a gente, mas tudo bem.

O Halloween festejava o fim do verão e o início de outro ano e a terceira e última colheita do ano e o armanezamento de provisões para o inverno.

O Haloween também era chamado de Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o nome escocês Hallowe'en. Dizem que a palavra Halloween vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

Uma lenda celta dizia que os espíritos voltavam à terra no dia de Halloween buscando corpos para viverem neles. Por isso as pessoas apagavam as luzes e se vestiam de seres aterrorizantes, fazendo muito barulho, que é pra desanimar o espírito de vir pegar o corpo.

Depois a Igreja deu uma roupagem católica a esse ritual pagão, criando o dia dos mortos. Pode-se dizer que essas três datas têm origens comuns: Halloween, do dia de Todos os Santos (ontem) e do dia dos mortos (hoje). As datas falam sobre morte e ciclos da vida. Sobre fim de ciclos e começo de outros.

Acho importante lembrarmos dos nossos mortos – e, porque não dizer, de todas as nossas mortes diárias; de sentimentos e crenças e também de nós mesmos que estamos, a cada segundo que passa, mais pertos do nosso fim. Isso sempre me ajuda a pensar na vida.

Seja você pagão ou cristão, agnóstico ou bruxo, um Feliz Halloween pra todos. Que lembremos sempre que tudo na vida é cíclico. Que saibamos botar nossos disfarces para afastar o mal – e, como eu dizia no outro post, de tanto disfarçar, quem sabe a gente até comece a acreditar.


(Informções do Halloween tiradas
daqui )


Reparem como eu fico bem de bigode!!!!




4 comentários:

Anônimo disse...

Liná, vc ficou a cara do vovô Arnaldo :)
Se botar uma careca vira sósia... as tias pereiras tinham que ver isso :) muito boas as fotos...

bjs
Vinicius

Carrie, a Estranha disse...

Hahahahaha...

Eu fico bem de bigoe, não fico (inbt). Fiquei impressionada!

Bjs

Anne disse...

hahahaha! eu vim aqui pra comentar que mais uma vez vc matou a pau sobre o significado do halloween e todas essas datas, mas qdo vi a sua foto embaixo já não consegui escrever mais nada direito, só consegui rir!

Anônimo disse...

Adorei as fotos!
:D

Cris