segunda-feira, janeiro 07, 2008

Almoço com as estrelas


Incentivo de segunda feira: essa foi a maravilhosa salada que eu fiz para acompanhar a soja e o arroz integral no almoço com a Bella, sábado. Tivemos também berinjelas e abobrinhas ao forno (com tomate, cebola e orégano), suco de melancia (bato com os caroços e depois côo) e frutas de sobremesa.


***


Ontem à noite eu comi uma pizza de frigideira. Já tinha comido há tempos atrás, mas lembrei porque vi lá na Larissa. Tem apenas 124 calorias e você faz na frigideira (fogo baixo) sem um pingo de óleo. Massa de tomate: 3 colheres de sopa = 24 calorias. Joga uma cottage ou queijo branco light, peito de peru, tomate e cebola e você tem uma ótima pizza bem light. Pode variar os recheios com atum ou sardinha na água, ricota e o q mais você quiser. Fica pronta em 3 minutos. Deliciosa.


***

Mais importante do que contar calorias é a relação entre calorias, fibras e gordura. Às vezes um alimento é mais calórico, mas possui mais fibras, o que compensa. Em outras vezes, compensa você comer um alimento que está com muita vontade, porque vai te satisfazer melhor do que um que tenha mais fibras. Enfim, Bial. O emagrecimento é uma matemática nem sempre exata. Vale o bom senso. O que é melhor pra cada um.


***

E por falar em matemática e fibras, vocês já viram o "novo" (nem tão novo assim) Polenguinho Fibras e Cálcio? Ele tem apenas 30 calorias e é enriquecido com fibras e cálcio. Pela dieta dos Vigilantes só contabiliza zero ponto. "Ah, então eu posso comer um quilo de polenguinho?". Não é bem assim. Os alimentos zero ponto devem ser consumidos também com bom senso e moderação. Eu, por exemplo, como dois polenguinhos por lanche. Você pode colocar na pizza de frigideira e emagrecê-la ainda mais.



***


É incrível como o nosso corpo reage positivamente a qualquer mínima mudança proposta a ele. Uma semana de reeducação alimentar e exercícios e eu já estou dormindo bem mais cedo, acordando bem disposta e mais cedo (sem precisar de despertador), tendo menos sono a tarde...

Não me pesei, mas já sinto as diferenças nas roupas. Aliás, guardei minha balança dentro de uma gaveta. Nesse início não dá pra ficar se pesando toda hora. Se eu não emagreço muito, fico puta e coloco tudo a perder. Se emagreço muito, fico muito feliz e acho que já posso me permitir escapulidelas. Então nada de pesagens até a terceira semana, mais ou menos.

O mais importante é que eu estou controlando a compulsão alimentar. Domingo era dia de eu comer pizza (normal, com coberturas calóricas) + barrão de chocolate + bacia de pipoca + sabe-se-lá-o-quê. Vocês podem achar que eu ainda estou comendo muito, mas eu já reduzi a menos da metade. Sem contar que, segundo a Bíblia, quanto mais gordo você está, mais pontos deve consumir e ir diminuindo aos poucos conforme o seu emagrecimento.


***

Sábado a Bellinha almoçou aqui em casa. Comeu normalmente e depois recusou as frutas de sobremesa porque estava cheia. Eu acho tão engraçado as pessoas dizerem que estão satisfeitas! Tenho uma inveja! Eu tinha comido o dobro dela e se eu precisasse almoçar, de novo, num rodízio de carnes, eu ai feliz da vida. Porque pra quem tem compulsão alimentar esse termômetro do "satisfeito" não existe. Pra começar, doce e salgado são compartimentos completamente separados no meu estômago. Eu posso comer um boi e depois uma montanha de sundae. O espaço da sobremesa sempre estará reservado. Não existe eu abrir uma caixa de bombom ou uma barra de chocolate e não comer tudo. Isso é impossível.

Já comi até vomitar inúmeras vezes. É horrível dizer isso, mas falo porque hoje em dia me faz bem falar. E talvez ajude algumas pessoas, porque esse é um problema muito mais comum do que se imagina. Eu não cheguei a ter a bulimia, onde a pessoa vomita em todas as refeições, mas já tive vários episódios bulímicos. E a pessoa não vomita porque não quer engordar. Ela vomita porque se sente mal de tanta comida ingerida. Claro que, depois de um tempo, isso se torna um vício e a pessoa "precisa" vomitar em todas as refeições. Muito mais gente do que a gente imagina tem os famosos "distúrbios alimentares" - que vão desde a compulsão, até bulimia e anorexia. Pra quem não tem é quase impossível entender. E se engana quem acha que são doenças "de rico" ou "da modernidade". Há relatos de anorexia até mesmo na Idade Média. É claro que o número de pessoas que tem essas doenças hoje em dia é bem maior, porque a quantidade e a oferta de alimentos é muito maior. Mas isso é doença, não frescura. Não adianta mandar a pessoa fechar a boca. Ela precisa de tratamento. Que inclui um bom psicólogo, um bom psiquiatra (a maioria dos transtornos alimentares são tratados com anti-depressivos) e uma nutricionaista ou endocrinologista.

Eu sei que haverá os que criticarão essas atitudes dizendo que vivemos em uma sociedade que não tolera a dor, a diferença e quer transformar a todos em robôs sem sentimentos...então tá. Com certeza essas pessoas não fazem idéia do que estão falando.


24 comentários:

Andrea disse...

Amei o post. tem tanta coisa aqui que s pessoas precisam saber. Essa do soninho da tarde é batata. O meu vício por carboidratos me lavava a comer meio pacote de piraquê-vaquinha após o almoço capotar na cama para acordar duas horas depois já na fissura pelo resto dos biscoitos. É o que os americanos chamam de sugar rush e onde eu mais preciso me controlar.

Ah, eu também acho lindo quem diz que ficou cheiio.

Anônimo disse...

Força aí, carrie, estamos na torcida, vc está muito bem, com calma e sabedoria, vai dar certo.
A salada está lindíssima, e parece muito boa :)
um abraço,
clara lopez

Carrie, a Estranha disse...

Piraquê-vaquinha? Hahahaha...é aquele biscoito de leite, né? Putz!

Minha droga é o chocolate mesmo. Nutella. Como um potinho daqueles numa sentada. Lata de leite condensado...com toddy ou nescau.

Clara,

Ah, muito obrigada! Eu fico realmente muito feliz qdo vejo as pessoas torcendo por mim. Sinto as energias positivas chegando aqui.

Anônimo disse...

Eu estou adorando seus pratos...Tá me dando animação pra fazer coisas novas, pois to vendo cor e sabor nos pratos. Aff, eu tb como demais da conta, e o meu radar de hora de parar tá quebrado há muito tempo. Boa sorte ai, adoro seus posts

Anônimo disse...

Eu também como o tempo todo Carrie, mas como tããão pouquinho... as vezes queria comer até mais sabia? eu normalmente como um prato, mas quando o prato é bom dá uma vontade de comer dois! mas não consigo!!!

Mas olhe, sua comida tá com uma cara muuuito boa mesmo heim? nham nham!

Andrea disse...

Fiquei tão inspirada pela foto que fui até comprar pimentão colorido no mercado.

Andrea disse...

Agora vou me inspirar na Raposinha...rs

Anônimo disse...

Carrie, olhando estas fotos tão lindas de comida me lembrei do site "rainhas do lar", é muito legal e tem sempre uma receitinha light e umas não tão lights assim... dá uma olhada!

http://www.rainhasdolar.com/

Carrie, a Estranha disse...

Ei pessoas, obrigada! Q bom q eu ajudei de alguma forma.

Pimentão é tuda! Tenho fixação por pimentões vermelhos e amarelos. São docinhos!

Raposinha, muita inveja de vc, querida! Muita! Queria não conseguir comer o segundo prato.

Bjs a todas

Anônimo disse...

carrie baby, não foi bem assim... eu comi dois pratos e eu tenho metade do seu tamanho, logo proporcionalmente, comemos praticamente a msm coisa!
eu sou meia leitora, lembra? hahaha!
msm assim tb to acima do peso, eu já pesei bem menos do q hj. tenho mtas roupas q não me cabem guardadas na armário. espero q meu novo estilo de vida me ajude tb!
e qto ao almoço tava mto bom! eu amei! quero mais!! yuppie!
bjs

Bárbara Anaissi disse...

carrie, estou na torcida por vc. e confesso q estou até mais motivada a buscar uma vida mais saudável, sem tanto chope e comilança. legal a sinceridade desse post. bjs

Anônimo disse...

Ai tá tudo de bom seu bloh versão diet, sempre falo com meu namorado, vc vai rir: - é que aquela minha amiga do blog falou que......., rá é muito engraçado, ele pergunta, vc conhece? e eu respondo, puxa, como amigas intimas, mas nunca nos vimos, ele diz que sou loca, mas é que parece que vc está dizendo, Natucha dieta é assim, assado, blá blá blá, força pra gente.Ah, qro saber o que vc acha do chá verde, bjos

anouska disse...

carrie, acabei de jantar inspirada em você: um potinho de salada e uma ameixa vermelha de sobremesa. a minha mãe me ensinou uma receita de molho pra salada bem levinho e super-gostoso: um pote de iogurte natural light, um dente de alho, uma batatinha pequena, temperinho [sal, um pouco de mostarda]. bate tudo no liquidificador. no meu caso eu botei sal demais e tive que consertar com uma caixinha de creme de leite light. nossa, é uma delícia. a salada fica super mais gostosa. sobre os pimentões você tem razão: eles são super ricos em vitamina C. fica firme aí que a gente tá na torcida. bjs!

Anônimo disse...

Eu amo pimentão assado. Você põe direto em cima da chama do fogão e vai virando até ficar todo preto. Aí, deixa abafando e amornando num saquinho plástico (não precisa, mas facilita pra tirar a pele depois). Esse é pra dias em que você tem tempo e disposição pra fazer e limpar sujeira, porque dá trabalho tirar a pele queimada (com as mãos e o auxílio de papel-toalha; lavando, não, que tira o sabor). Mas é bom demais da conta. O pimentão fica mais docinho ainda. Eu comeria potes.

Patricia disse...

Menina, tá sendo bom ouvir certas coisas por aqui. Sempre tive facilidade pra engordar, mas também pra emagrecer. Então, minhas dietas sempre foram fechar a boca, ficar sem comer um dia todo, essas doideiras. Só que agora anda mais difícil, já passaram os 30... E eu me identifiquei total com o comentário da Andréa: sou viciada em carboidratos também, já fiz muito essa cena do biscoito. e até uns anos atrás eram biscoitos recheados de chocolate, pense!
Patricia do Rio

Carrie, a Estranha disse...

Ai, pessoas! Vcs são tão chiques, tão solícitas...fofas!

Bella,

Não, não e não. É q vc é uma pessoa normal. Eu, não muito.

Bárbara,

Segundo a OMS vc pode consumir até 14 unidades de álcool por semana sem prejudicar a saúde. Isso significa sete taças de vinho - não sei qto em cerveja. Tb dá pra trocar os petiscos fritos por outros assados ou refogados - ou deixa-los para as ocasiões especiais.

NAtucha,

Hahahaha...eu tb sou assim! Falo de pessoas da internet como se fossem minhas amigas de infância!

Que bom q está te ajudando. Fico muito feliz.

Eu amo chá verde! Tomo litros todo dia! Ele ajuda muito a emagrecer. Vc só deve tomar no meio da tarde, porque ele deve ser tomado longe das refeições, porque impede absorção de cálcio e vitaminas. A noite tb não é muito recomendado, já que ele é um pouco estimulante.

Agora, estou louca pra experimentar o tal chá branco, já ouviu falar? Dizem q ele é ainda melhor q o verde - nas propriedades benéficas. Vende em lojas de produtos naturais.

É isso, galera! Bjs.



Cris,

Que ótima receita! Mas acho que vou tirar a batatinha...rsrsrs...

Mas só salada? nada de proteína?

Nervocalm,

Tentarei! Boa dica.

Patrícia,

Ficar sem comer o dia todo

Carrie, a Estranha disse...

A maluca aqui lembrou q não tinha respondido sobre o chá verde, foi responder e esqueceu das outras pessoas.

Patrícia,

(continuando) Ficar sem comer o dia todo não é legal. Vc está ralentando seu metabolismo. O corpo vai poupar energia. O ideal é vc comer de 3 em 3 horas, nem q seja uma barrinha, um iogurte, um fruta ou um polenguinho.

Mas vc é magra. No máximo tem q se cuidar pra não engordar.

Eu tb engordo e emagreço muito rápido. O q acaba sendo horrível.
Dessa vez fui.

Bjs

Bárbara Anaissi disse...

estou apostando no chá branco há 3 dias. ouvi falar muito bem. ainda não sei se vai dar resultado, depois te conto. e acabei de chegar de uma comprinha básica de produtos light... estou me empolgando. e lá vamos nós!
7 taças de vinho por semana? tá ótimo! ;-) bjs

Carrie, a Estranha disse...

Viu, viu? Rsrsrs...

Q bom!

anouska disse...

nada de proteína. eu tenho andado tão sem fome [naõmebata!] que proteína não tem entrado nesse corpinho. só uns docinhos e salada. ah! comi ovo cozido na salada. é proteína, né? a batatinha do molho é pra dar consistência. pára de ser radical, hein? olha lá. bjs!

Andrea disse...

Cris, eu quero ficar sem fome. COMO FAS///

anouska disse...

vira emo!!! kkkkkkkk.

Carrie, a Estranha disse...

Cris, doce, não. Se vc comesse ptn não queria doce. E ovo é ptn, sim.

Bjs

Dali disse...

Carrie, sou sua fã girl! Também tenho múltiplos estômagos destinados exclusivamente às coisas que eu gosto e claro, encho todos até quase vomitar. Mas estou muito inspirada com sua dieta, tanto que já comecei a minha e hoje decidi que vou procurar o Vigilantes! Há de existir solução para este caso um dia!!!!
Sobre as cerejas, adorei saber que elas não tem pontos, pois é a fruta que mais amo no mundo! Pena que agora em janeiro está difícil achar...

No mais, quem sabe em 2008 chegaremos ao final do ano magras???

Agora, preciso de um conselho: como fazer para não pôr os malditos doces na boca??????

beijos e sucesso!
Dalila