quinta-feira, janeiro 31, 2008

31 dias.





Emagreci cinco quilos e pouco (o “e pouco” se deve ao fato da minha balança digital não marcar os gramas com precisão. Ela altera até 600 gramas no mesmo segundo. Não sei se é defeito ou se todas são assim).

Yupiiiie!

Há trinta e um dias atrás vocês se lembram do começo de tudo. Pois é. Foi dura a caminhada. Às vezes solitária. Em outras contando com o apoio de muitos. E ela ainda está no começo. Não é nem metade da jornada. Mas já foi um impulso e tanto.


Vamos às medidas jogadas na lata do lixo:

Busto: 3 cm.

Barriga (parênteses: sensacional! Eu descobri que “barriga” é uma coisa e “cintura” é outra – e eu, infelizmente tenho a que não deveria e não tenho a que deveria): 6 cm.

Quadril: 6 cm.

Coxas: 2 e 1. dir e esq, respectivamente.

Panturrilha: Aumentei! (ou isso ou eu medi errado da primeira vez).

Bíceps: 2 e 1, respectivamente – vocês podem ver que a pessoa é torta.


Nesses 31 dias:



- Não comi fritura. Aliás, a única gordura que entrou na minha dieta foram as boas, em geral azeite extra virgem. Óleo de girassol pra fazer pipoca (Me cortem tudo, menos a pipoca).


- Não bebi. É, irmãos. Duro, muito duro. Certos dias, como hoje, voltando do parque onde eu caminho e passando perto de famoso boteco, cujos pastéis de camarão eu quase choro quando como, de tão bom, eu me sentia como Ulisses ouvindo o canto das sereias e se amarrando ao mastro. E eu ainda passo perto. Porque, ao contrário do restante da população normal, eu sofro de uma espécie de voyerismo gastronômico. Eu tenho prazer em ver as pessoas comerem na minha frente quando eu estou de dieta. Porque eu vejo o quanto eu sou foda, forte, capaz, disciplinada...(nas reuniões dos Vigilantes eu já ouvi relatos parecidos, provando que gordo, além de safado, é tudo igual. E doido).


- Não comi chocolate. Com exceção de algumas barrinhas de cereais com chocolate, mesmo assim só depois de 20 dias de dieta. Sou super a favor da pessoa comer um bombonzinho de vez em quando. Só que eu AINDA não sei fazer isso. Eu como a caixa inteira. Se você consegue, parabéns. Tenho muita inveja de você.


- Fiz exercícios todos os dias. Fiquei quatro dias apenas sem fazer exercícios o mês todo (em dias alternados, por motivos diferentes). O mínimo que eu fiz foi 30 minutos. O máximo duas horas (mas só um dia). O que eu faço? Caminhada ou minitrampolim, nesses dias de chuva.


- Não bebi refrigerantes diet nem light. Tava viciada em coca zero e achei melhor dar um tempo. Além do que, li que líquidos gasosos (incluindo a água) dilatam o estômago, dando a famosa barriguinha. Como barriga é meu maior problema, resolvi dar um tempo. Mas devo voltar a tomar, em breve, já que sem beber e sem coca zero não dá. Só vou tentar manter isso de não tomar nas refeições, pois prejudica a digestão.

- Fiz de cinco a seis refeições por dia (entendendo “refeição” como um iogurte ou fruta no meio da tarde). Não fico sem comer mais de 3 ou 4 horas. Nunca passo fome. Dieta de fome é dieta de engorda. Lembre-se disso. Você vai sobrecarregar seu corpinho-delícia que vai poupar energia, você não vai emagrecer (NÃO VAI) o suficiente e quando não agüentar vai comer o dobro.

- Água, água, água, água...(pra quem ainda não toma, porque eu sempre tomei muita).

- Chá verde: tomei mais no início do mês. Tô um tempo sem tomar.

- Farelo de trigo.

Tchovê...que mais? Acho que essas são as regras mais importantes. Pra quem ta chegando por agora: minha dieta é inspirada nos Vigilantes do Peso. “Inspirada” porque já fiz outras vezes e estou fazendo basicamente a mesma coisa, só não fico contando ponto e anotando tudo que eu como porque acho muito chato – daí logo cansava. Sem contar que como os VsP tem essa coisa de “Ponto extra” eu acabava achando que tinha que usar meus pontos todos – mesmo eles dizendo que você não precisa usar. Aliás, o Vigilantes não é dieta, é Reeducação Alimentar. É sério. É a única dieta que você pode comer de tudo desde a primeira semana. De feijoada a chocolate, passando por cervejinha. Eu resolvi me privar de certos alimentos por uma opção bastante particular. Como estou numa fase de muito trabalho (= estudo) eu acredito que certas disciplinas e limpezas são importantes não só para o corpo, mas também para a mente. Daniel San, lixar e pintar...essas coisas. Tipo: meti na cabeça que não vou beber até a qualificação, 27 de março (qualificação é um exame que quem faz mestrado e doutorado tem que fazer, que, na minha área e instituição, consiste em uma prévia da defesa, com quase metade da tese + Memorial + resumo de capítulos seguintes, onde a banca vai te criticar – enfiar a porrada - e dar sugestões pra que você possa melhorar em mais um ano).

Outra coisa que eu decidi é que eu não corto meus cabelos até a defesa: março de 2009 (sim, dois mil e NOVE, cara leitora). Isso vai ser mais difícil, mas eu vou tentar. Doutorandos são pessoas que passam por perturbações mentais. Tinha um colega que cismou que não ia fazer a barba. A não ser que meu cabelo se transforme em uma espiga de milho preta gigante, eu vou tentar firmemente. Mesmo porque meu cabelinho ficou traumatizado depois do último corte (Shhhh! Quietinho, filhinho! Mamãe tá aqui! Passou, passou...Moço ruim com a tesoula foi embola, não volta...). Pra isso estou fazendo hidratações caseiras semanais, pelo menos, com produtos diversos – em breve dou as dicas aqui, porque eu sou uma alma abnegada que divide as boas descobertas com as cálega da concorrência.

Mas o mais, mais, mais importante de tudo isso é: a chave está dentro de você (ui! Não sei porque eu não abro uma seita e fico milionária! Malditos escrúpulos!). A melhor dieta é sempre aquela que fica mais perto dos seus hábitos. É aquela em que você consegue adaptá-la aos seus gostos. Se você possui hábitos muito ruins, o esforço vai se rum pouquinho maior. Mas não queira mudar tudo de uma vez. Vá aos poucos. Você demorou um tempo pra engordar, não foi? Agora vai demorar pra emagrecer, também. As pessoas engordam no varejo. Também emagrecem no varejo. São os pequenos atos que fazem você emagrecer. Não saia se matriculando na academia se você é um sedentário convicto. Comece andando um quarteirão em volta da sua casa. Descendo um ponto de ônibus antes. Subindo de escada ao invés de usar o elevador. Caminhando no shopping – sim, caminhar em shopping é um ótimo exercício desde que você não pare pra ver as vitrines. Indo a pé pro trabalho. A gente acha que “ah, mas só isso não adianta”. Isso já é muito. Principalmente se você não faz nada.

É como diria o Bob: Baby-steps. Na vida, tudo são passos de bebê. Um dia de cada vez. Só por hoje.

Então. Prontos para o segundo mês?





16 comentários:

Anônimo disse...

Olha sóóóóó!!! Congratulation!!! =)
Gostei do q escreveu sobre emagracer.
Minha tia tbm está nessa jornada de Vigilantes, sei como é.
Vc escreveu q não anota os pontos, né? Mas aí vc não se perde? Tipo, come algo com mais pontos, sendo q poderia ter substituído por outro com menos pontos e comido algo mais.
Pergunta q não quer calar...rsrs

Bjoooss!
Parabéns de novo!

Carrie, a Estranha disse...

Natália,

Vc é a Natucha?

Obrigada, obrigada!!

É q eu já fiz VsP um bilhão de vezes. Eu peguei todos os sistemas: balança, cores...tenho cadernos e mais cadernos com tudo anotado! Então eu meio que todos os pontos decorados na cabeça. Eu já emagreci comendo uma certa quantidade, sei quais alimentos fazem bem, quais eu devo substituir, quais eu gosto mais, quais têm menos pontos, então eu tento "esquecer" um pouco a dieta, só pra não ficar pensando nisso o tempo tudo, entendeu? Pra tentar ter um vida "normal". Não sei se dá pra entender, mas é q se eu fico contando e a anotando eu vou ficando muito paranóica! Mas eu só pude chegar a esse estágio porque eu já anotei muito e já tenho as coisas de cabeça, conheço muito os alimentos. E se eu por acaso eu passo um pouquinho da minha cota diária não tem problema, pois existem as cotas dos extras semanais. Então é importante, principalmente se é a primeira vez dela, anotar. As pessoas q anotam tendem a comer menos (meu caso é um "pobrema de neuvro" meu! Rsrsrs).

MAs eu pretendo, qdo estiver mais perto do peso, voltar a anotar tudo.

A dieta dos VP é a única q eu já consegui fazer por mais tempo. Se eu voltei a engordar a responsabilidade é única e exclusivamente minha, pq a dieta funciona muito! Diga pra sua tia q ela escolheu a melhor dieta q existe!

bjs e obrigada pela força

Natasha D. disse...

Nossa, Carrie, que bacana isso! Bacana mesmo. Eu também comecei uma "reeducação", desde dezembro, e basicamente faço essas coisas todas q vc disse, só q um pouco menos radical. Mas a base é bem essa, principalmente, PRINCIPALMENTE o lance de comer de 3 em 3 horas. Isso é TÃO importante, as pessoas não têm idéia. De COMO funciona. Ah! e eu tomo (como??) semente de linhaça tb. E academia. E o máximo de corrida que der. Agora o meu lance é q eu começo mto bem, depois, mesmo com os resultados, acabo desistindo. Mas dessa vez não quero não. Quero continuar assim sempre. Afinal, mais do q qq coisa, é qualidade de vida, né? Alimentação correta (sem radicalizar, comendo o que eu gosto, sem passar vontade), e exercícios. Nossos netos agradecem! ;o)

Um beijo!

Helen disse...

Nossa, parabéns!

Você está indo super bem, emagrecendo mais de 1kg por semana!

E eu imagino que o aumento na panturrilha - se vc não tiver medido errado - é consequência dos exercícios! U-hu, músculos rsrsrs

beijo e sucesso aí!

vera maria disse...

parabéns, carrie, fico feliz por você e pelo controle da sua dieta, é um feito mesmo, e quem não é magro sabe disso.
um abraço, força sempre,
clara lopez

anouska disse...

eba! parabéns, moça carrie. e que vais fazer nos festejos de momo? mande sinais de fumaça. bjs!

Anônimo disse...

Oi Carrie!
Não sou a Natucha não...pq?? Ôo
Minha mãe tbm já fez os vigilantes, temos até uma balacinha aqui em casa...rsrs.
Isso q vc falou de tentar ter uma vida normal, tá mais do q certa, pq se ficar pensando no q pode ou no q não pode vc pira...rs
"pobrema de neuvro" é ótimo!! hahahahahahahaha

Aproveitando... ri demaaais quando li "(Shhhh! Quietinho, filhinho! Mamãe tá aqui! Passou, passou...Moço ruim com a tesoula foi embola, não volta...)." Hilárioooo!! hahahahahahahahahaa

Mas é isso aí! vou continuar na torcidaaa!! \o/

Bjoos!!

Anônimo disse...

parabéns querida!! com esse empenho todo, vc mais q merece!
ahh, o lance da panturrilha não será pelo fato de vc estar fazendo exercícios todos os dias?
mudando de assunto: vamos marcar um cine ou qq coisa?
bjs

Carrie, a Estranha disse...

Obigada, pessoas. Obigada...

Natucha, Natália, Natasha...calem-se, calem-se, vcs me deixam looooouco, como diria o Chapolim Colorado! Rsrsrs...Não, Natália, não tem problema vc não ser a natucha. Só queria saber. Q bom q vc é vc é vc!

Helen, Clara, Cris, Bella, Natasha D....muito obrigada.

Vou te ligar, Bellinha.

Bjs

Anônimo disse...

Hahahahahahahahahha!!
Confundiu tudo aí, é?!
Eeelaiaaa

bel seslaf disse...

Parabéns mesmo! Mas não rola mais fotinhas de comidas coloridas?

Alvaro disse...

Que arraso! Muito bom, parabéns, Carrie querida!
Beijo grande, do
Alvaro

Canimo disse...

Parab�ns!

Muito "did�tico" esse seu post tamb�m! Eu s� n�o sei como voc� aguenta ter tanta disciplina perto de atingir um objetivo que acaba com seus "nervo".

Eu preciso tanto voltar �quela magreza na qual voc� me conheceu, mas n�o pelo mesmo motivo e sim para ficar mais bonita com a cabe�a que to agora.

Com rela�o a coca ZERO, sou uma viciada nessa coisa. N�o como muito, mas o p�o e a coca est�o sempre presentes e nem sempre juntos. O que voc� me aconselha cara personal nutricionista?

Beijo.

SOFIE FATALE disse...

lindona. só namorla. e aí ...e ái, não tem limites...baboseira total.é madrugada, trabalhando, mas só passei porque t adoro.....

Margot disse...

tbem estou na luta, fazendo uma dieta combinando vigilantes + french women don't get fat, re-educacao basica. Alias estou nessa pq engordei uns 12kg durante o doutorado.... te cuida!! bjos :-)

Dali disse...

Querida Carrie!
Parabéns pela dieta, pela força de vontade, pelos kilos perdidos e obrigada pelas dicas!
beijos e bom final de semana!