terça-feira, setembro 19, 2006

Igreja Adventista dos Vigilantes do Peso (ou O dia em que conheci VanOr e a mãe da Cora Ronai)


Hoje foi um dia muito especial. Por dois motivos. Primeiro porque eu emagreci 1,8. Mais importante: emagreci um quilo e oitocentos gramas comendo de tudo, tomando dois chopps e duas skols longnecks na sexta e uma bacia de pipoca (minha paixão) domingo. O segredo? Vigilantes do Peso. Não, não faça esse olhar de desprezo, leitor! Eu vi esse sorriso no canto da sua boca. Não fale sobre o que não conhece. Não blasfemeis!

Muitas lendas cercam os VsP. Tem gente que acha que a gente leva vaia quando engorda, que ainda existe aquele sistema da balancinha ou outras monstruosidades. Eu darei meu testemunho de fé. VsP é um grupo de apoio que ajuda as pessoas a emagrecerem. Além disso tem uma dieta feita por nutricionistas, médicos e psicólogos. Mas mais do que isso, tem palestras dadas por pessoas que já fizeram o programa. Tipo um AA do gordo. Além disso, VsP é igual maçonaria e escoteiro: uma vez VsP, pra sempre VsP! É uma espécie de fraternidade.

Já tentei a dieta de South Beach, do Herbalife; já tomei sibutramina, já fui a endocrinologistas...só nos VsP eu encontrei a paz. As únicas vezes em que eu emagreci foram com eles (agora é que eu vejo que eu não precisava emagrecer há dez quilos atrás). Cheguei a dois quilos da minha meta e desisti. Não, eu vi esse deboche aí, amigo da fila do meio! “Por que eu desisti?”. Bom, aí só Floid exprica. E eu não tô afim de falar sobre isso agora.

Quando as pessoas vêm me falar sobre a dieta do glúten, da USP ou sei lá o que mais eu apenas sorrio. O sorriso de que encontrou A Verdade, O Caminho e A Luz. E por isso mesmo não quer convencer ninguém. Falsos ídolos. Falsos profetas. Todas essas dietas são ótimas, funcionam. Tudo é força. Mas só Vigilantes é o poder. Tudo posso no Ponto Flex que me fortalece.

Como tudo evolui, até os VsP mudaram esse tempo todo. Quando eu fui a primeira vez era a tal da balança. No começo é meio chato, mas depois que você acostuma e não precisa mais de balancinha é ótimo. Depois veio o sistema das cores. Cada alimento possuía uma cor. “Vermelho: perigo! Amarelo: vá com cuidado. Verde: siga em frente”. Você tinha que comer tantas bolinhas de cada cor por dia. Depois disso vieram os Pontos Ativos. Mais ou menos a dieta dos pontos, mas com uma fórmula própria de calcular. Além disso existem pontos negativos quando você faz exercícios. Mas o grande salto quântico veio agora com os Pontos Flex. Fora a sua cota diária de pontos – que é mais alta quanto mais você é gordo – você possui pontos extras durante a semana. Trinta e cinco para ser exata. Para vocês terem uma idéia, uma cerveja em lata tem 3 pontos. Posso fazer dieta a semana toda e tomar onze latas no final de semana! Ou tomar umas cinco e comer uma barra de 180 gramas de chocolate. Enfim, ao gosto do freguês – falo cerveja e chocolate pois são as coisas que eu mais sinto falta. Além disso você pode comer de tudo – tudo mesmo – desde que calcule os pontos. Feijoada, bacon, chocolate...Tudo mesmo!

O segundo motivo pelo qual hoje foi um dia especial é porque eu conheci no mundo real a minha amiga virtual VanOr. Vanessa também já fez VsP. Sabedora de sua luta para perder 6 míseros quilinhos – nem a metade do que eu tenho que perder – chamei-a pra freqüentar a reunião que eu freqüento. Mas eu sei que toda luta é dura e poucos quilos às vezes são mais difíceis do que muitos, portanto estou solidária com irmã Vanessa em sua luta.

Estou lá, na primeira fila, quando de repente ouço uma voz: “Carrie?!”. Muito estranho você conhecer alguém que você acha que já conhece tanto, mas ao mesmo tempo nunca encontrou. Ela é exatamente do jeito que eu pensava – e via – no blog dela. Um pouco mais baixa do que eu. Embora eu já tenha lido um texto onde ela diz que não tem sotaque, eu, como uma pseudo-mineira-voltarredondense legítima, detectei um forte sotaque carioca, daqueles que a voz rebola no meio da sílaba: feeeiixta, pessooooaaaixx.

VanOr, popular como ela só, logo encontrou um amigo de faculdade no VsP. Me senti numa novela do Manoel Carlos, onde as pessoas se esbarram a toda hora. Aliás, se VanOr se candidatar a vereadora ganha fácil. Mas espero que ela se mantenha longe das drogas.

Vanessa tem o objeto de consumo mais desejado por mim atualmente: um boletim azul dos VsP. O boletim azul significa que você atingiu a sua meta e se tornou um sócio vitalício. The last frontier. Sócio vitalício pode freqüentar as reuniões dos VsP para todo o sempre e se pesar uma vez por mês - a não ser que volte a engordar; se engordar, paga.

Essa orientadora que dá as palestras é meio animadinha além da conta. Lá pelas tantas, ela distribuiu papéis e pediu que escrevêssemos qualidades nossas. Em seguida ela aponta pra mim e pede pra eu ler uma das minhas qualidades – claro que tinha que ser eu! Sou sempre a escolhida, desde a infância, por palhaços, professores, animadores de festinhas...Timidamente eu tento escolher a qualidade mais modesta e balbucio, entre dentes: “determinada”. Ao que VanOr retruca do meu lado em altos brados: “ela é uma grande escritora!”. Fiquei da cor do meu cabelo enquanto a orientadora fazia ohs e ahs. Tão generosa essa VanOr! Nem pude dar o troco.

Na saída do VsP demos de cara com a mãe da Cora Ronai. Pára tudo! Agora não é mais novela do Manoel Carlos. É “A rosa púrpura do Cairo”! Parece que todos os personagens de repente tomaram vida! Ou então tô dentro de um dos meus sonhos em que o Nelson Motta me dá mole e no instante seguinte estamos eu e Sidney Magal apalpando pêras na feira. A mãe da Cora, colunista do Globo e quem me “levou” a VanOr, é sempre citada em suas crônicas. Devo dizer que ela não exagerou em nada. Uma senhora super enxuta, apesar de seus oitenta e alguns (dois, se não me engano) anos. E atleta. Humilhação para mim e VanOr.

Vanessa tenta me convencer a correr uma maratona de 10 km em dezembro. Eu, diante de minha obesidade mórbida, acho difícil. Posso ter problemas no meu joelho. Dona Henriquetta, a velhinha de 87 anos que me habita, acha melhor não. Quem sabe ano que vem. Além disso a própria VanOr me falou sobre uma história de glicogênio que sai não sei de onde e entra não sei onde e que, no final das contas, por causa disso, caminhar é melhor pra quem quer emagrecer. Então, acho que vou continuar caminhando. Eu e Dona Henriquetta. Devagar e sempre.

14 comentários:

Carrie, a Estranha disse...

Sim, irmã! Venha para a luz! Blogueiras unidas contra o peso! Vc mora do Rio? Se morar, vá na sede da São Clemente.

Bjs

Anônimo disse...

Carrie, como sempre, morri de rir do seu texto.
Foram várias novidades: conhecer a Van, a mãe da Cora (sou apaixonada por senhorinhas, tenho vontade de sair beijando todas, principalmente depois que perdi a mais amada de todas: minha mãe...).
Parabéns pela perda dos quilos! A luta continha, amiga!
O que é esse sonho com Sidney Magal??? Estou rindo até agora.
O Nelson Motta é maravilhoso, em todos os sentidos.
beijinho

Carrie, a Estranha disse...

Pois é Tereza. Nem acho o Nelson Motta assim nada demais. Mas fazer o q? Ele entrou no meu sonho. Assim como o Magal...Enfim, inconsciente! Vai entendê-lo...
Bjs

VanOr disse...

Carrie, eu adorei ter te conhecido e ter voltado à luta em ambiente amigo! Não tive a chance de falar ontem, mas seu cabeleireiro é mesmo foda, adorei o rubro do seu cabelo. Aliás, te identifiquei rapidamente por causa disso, pois só hoje eu entrei aqui e vi suas fotos da viagem (lindas, por sinal).

Você me entendeu mal: correr é importante pra você melhorar seu condicionamento, mas caminhar é mais eficiente que correr para queimar calorias. Sua freqüência cardíaca máxima é 191 (220 - idade), então pra você queimar calorias oriundas da quebra da gordura, tem que fazer o coração bater, durante 40 minutos, entre 124 e 142 (65 e 75% da FCmáx). Entre 142 e 161 BPM, você estará mobilizando mais energia dos estoques de glicogênio muscular, e menos da queima dos estoques de gordura.

MAS NADA TE IMPEDE DE ALTERNAR CAMINHADAS PRA EMAGRECER E CORRIDAS PRA SE PREPARAR PRAQUELA MEDALHA DE 10 KM EM DEZEMBRO! Este, sim, é meu objeto de consumo do momento. Em dezembro, terei-a em torno do meu pescoço.


Obrigada pela força, irmã! Tenho fé nos VsP. Atingiremos nossos objetivos juntas, de mãos dadas, com muita fé e pipoca, morango e toda sorte de alimento zero ponto.

:)))

VanOr disse...

eu hiem: onde lê-se "objeto de consumo", leia-se "objeto de desejo". E lá no início da cagação de regra sobre queima calórica, eu quis dizer: "mas caminhar é mais eficiente que correr para queimar calorias oriundas da queima de gordura". Entre no site da polar pra fazer sua planilha de condicionamento: www.polar.fi (em personal trainer).

Carrie, a Estranha disse...

Valeu, Sister! Obrigada pelos esclarecimentos.

(Daquelas bem nojentas): noosssa, mas meu cabelo tava tão feio ontem! Vc ainda não o viu arrumado! Rsrsrs...
Bjs

Carrie, a Estranha disse...

Mas continuo sem entender: o objetivo primordial do obeso é ver a balança diminuir. Condicionamento físico é legal, índice de gordura corporal é legal, mas são preocupações de gente magra. Quem sabe daqui uns 10 quilos eu veja sentido nisso. Por hora quero ver o ponteiro descendo. Nada de adquirir massa muscular. Tudo bem, eu sei q massa é importante pois qto mais massa, mais o organismo precisa de energia pra queimar e acelera o metabolismo. Mas, vamos por partes. Por hora, emagrecer, secar e enrijecer de leve.

Anônimo disse...

Adorei seu texto!!!!!
Eu também gosto de cerveja (e de uísque, de caipivodca, de cachaça da boa, de vinho, de conhaque...) e se vc me disser quantos pontos cada uma dessas bebidas vale e dependendo da quantidade que eu possa beber, vou correndo ao VsP AGORA!!!!

P.S. Faço dieta com o médico que a VanOr foi e odiou (A dieta, não o médico. Ou os dois. Não sei.)

Carrie, a Estranha disse...

Ela me mostrou a dieta! Que isso! Muito medo daquela dieta! Cardápio de Auschwitz! Vamos lá aos pontos das bebidas:

Cerveja - 3 pontos a lata.

Cerveja light - 2 pontos

Champanhe - taça de 120 mal - 2 pontos.

Uísque, vodka, cachaça, licores - 180 ml: 3 pontos; 60 ml: 2 pontos.

Taça de vinho (qq tipo) - 120 ml: 2 pontos.

Venha irmã, Jussara! Venha!

Anônimo disse...

:-)))))

Lara disse...

Cara eu quero MUITO ir no vigilante!!! já tinham me dito coisas super boas! Preciso emagrecer 5 quilos o quanto antes!

beijão

anna v. disse...

Amiga irmã camarada, eu tb sou super pró VP. E, a-há, eu tenho o boletim azul! Mas preciso voltar lá correndo. A última reunião que freqüentei era em Botafogo tb, mas na Marquês de Olinda, perto da Praia. Era meio vazia, será que acabou?
E concordo inteiramente contigo, não existe dieta no mundo melhor do que a boa e velha reeducação alimentar dos Vigilantes.
Beijos.

Carrie, a Estranha disse...

Sabia q esse post mexeria com os brios de todas as mulheres!

Duda,

Vá enquanto são só 5 quilos. Justamente por serem só 5 a gente vai adiando, adiando...se livre deles de uma vez.

Ana V.,

Sim, irmã, vc está num nível acima de todas nós, assim como VanOr. Regorzijai-vos, pois são poucas as que entrarão num biquini PP. É mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do q ver uma gorda q fica bem de biquini.

Eu vou nessa da S. Clemente, mas pra saber onde tem uma reunião perto de vc basta acessar o site www.vigilantesdopeso.com.br. Nunca ouvi falar dessa q vc diz. Já fui em Copa e tb no Centro.

Bjs

Padre Quevedo disse...

Eu non shó apóio como também reitero ash palavrash de Carrie. Shó Vigilantesh é o poder. Osh outrosh shon fenômenosh paranormais.