terça-feira, junho 30, 2009

Terra das sombras

Daqui


Gotham City (Camisa de Vênus)



Aos 15 anos eu nasci em Gotham City
E era um céu alaranjado em Gotham City
Caçavam bruxas nos telhados em Gotham City
No dia da Independência Nacional



Cuidado! há um morcego na porta principal
Cuidado! há um abismo na porta principal



Eu fiz um quarto bem vermelho aqui em Gotham City
Sobre os muros altos da tradição em Gotham City
No cinto de utilidades as verdades
Deus ajuda a quem cedo madruga em Gotham City.



Cuidado! há um morcego na porta principal
Cuidado! há um abismo na porta principal


No céu de Gotham City há um sinal
Sistema elétrico e nervoso contra o mal
Tem "rock and roll", tem futebol e tem carnaval
Todos estão dormindo em Gotham City


Cuidado! há um morcego na porta principal
Cuidado! há um abismo na porta principal


Os mortos vivos perambulam aqui em Gotham City
Agora eu vivo porque vivo aqui em Gotham City


Chegou a hora da verdade em Gotham City
E a saída é a porta principal


Cuidado! há um morcego na porta principal
Cuidado! há um abismo na porta principal




Hoje Deus não ajudou quem cedo madrugou aqui em Gotham City. Uma nuvem negra de fuligem foi vomitada, cagada, cuspida e escarrada pela CSN na cara dos moradores. Eu não vi, pois estava fora da cidade em um concurso, mas Formiga Mãe e Formiga Irmã contaram sobre o barulho terrível saído dos autofornos da CSN e a nuvem de fuligem preta que se abateu sobre a cidade, como asas de morcego ou mais uma maldade cometida pelo Curinga. Depois sairam matérias no RJ TV e no Jornal Hoje (não sei se vai sair no Jornal Nacional).

Entrevistas com o secretário do meio ambiente, imagens de donas de casas limpando suas casas com mangueiras, carros com uma nem tão fina camada de pó preto. A CSN é multada em 1,5 milhão, mas o que é 1,5 milhão para o Coringa, quer dizer, para Benjamin Steinbruch, presidente do grupo Vicunha, responsável pelas grandes privatizações dos anos 90 – grupo que também fez parte da privatização da Vale do Rio Doce?

Eu não tenho uma opinião definida sobre as privatizações. Ou melhor, acho que algumas empresas melhoraram e outras não. Aqui em Gotham City aumentou a pobreza, o desemprego (papai foi forçado a se aposentar do hospital da CSN e depois contratado como prestador de serviços, mas e os peões, quem pega no pesado? Simplesmente dançaram), mas ao mesmo tempo também aumentou a riqueza e o desenvolvimento da cidade em outras frentes – não sei se necessariamente devido à privatização, pode-se argumentar – mas não para a população em geral. Mas acho que os tempos de estatização se foram e não quero dar uma de companheiro Chaves e Morales. Enfim. Só estou dizendo isso porque me lembro dos anos 90 e desse papo de Iso 9000, Qualidade Total e bla bla bla. Diziam que a poluição tinha melhorado muito porque eles foram obrigados entrar em normas ambientais mundiais e colocar filtros nas chaminés. Hãn hãn. Bullshit, né?

Esses dias mesmo eu estava olhando da varanda do meu quarto e pensando exatamente em como a poluição parecia estar maior. Ou teria sido eu que, após quase 13 anos de Rio, me desacostumei? As chaminés da CSN eram minha companheiras em tardes modorrentas e solitárias da minha adolescência, onde eu sentava na varanda e pensava onde estaria dali a 15 anos (no mesmo lugar, Carrie!, parecem sorrir as línguas flamejantes coloridas que saem das chaminés). Eu moro relativamente perto da CSN – porque quase tudo aqui é perto, a não ser os bairros mais novos. Quero dizer, moro em um morro que tem uma vista da cidade toda, então durmo com barulhos longínquos de trens transportando carga pesada e tenho uma vista digna de
Mordor.


É nítida a diferença. Se você olha para o lado direito, o céu é de uma cor. Pro esquerdo, é de outra. E os fogos que saem das chaminés? Abóboras, laranjas, púrpuras, azuis...e eles aproveitam os dias de chuva pra despejar detritos pestilentos na população indefesa. Quem dorme aqui em casa pela primeira vez às vezes estranha os barulhos. Pra mim é velha canção de ninar.

Quando a minha fúria por fatos como este, bem como
o desastre que aconteceu no rio Paraíba do Sul ano passado (quem quiser veja também esse artigo do Minc) - que foi causado não pela CSN, mas por uma empresa em Resende, eu sei) - comprometendo o consumo de água de milhões de habitantes na região sudeste, eu só consigo pensar na minha idéia para um livro de ficção científica ou história em quadrinhos. Num futuro distante, habitantes de uma cidade oprimida por um Grande Vilão desenvolvem mutações genéticas em função da poluição de sua Grande Fábrica e única fonte de sustento para toda a população. O que nosso arqui-inimigo não contava é que o feitiço se viraria contra o feiticeiro. Alguns habitantes parecem ter se transformado em espécie de super heróis, seres mutantes, muito mais fortes e resistentes a doenças. Dentre eles, um grupo de adolescentes entediados que passam os dias se drogando e bebendo no clube da cidade. Ao descobrirem seus superpoderes, depois de uma fase inicial em que eles só fazem merda, descobrem que o verdadeiro lugar deles é ali, combatendo o mal – claro que vai ter aquele que vai se aliar ao Steinb, quero dizer, ao Grande Vilão e vai se perder... Assim como o soro antiofídico é produzido do veneno da própria cobra, o mal será combatido com o mal. Claro que haverá uma heróina cujas mutações a deixaram próxima a uma...Formiga, com antenas e uma capacidade de ouvir e enxergar além do alcance. Ah é. Ela também terá que ingerir quantidades absurdas de açúcar para manter seus superpoderes. E seus inimigos usarão isso como arma.

Ou talvez seja uma ficção científica mais filosófica, ao estilo de
Neuromancer ou Do the androids dream electric sheeps?

É que, para pessoas como eu, que acreditam em pouca coisa (para dizer quase nada), que não votam, que não acreditam em mobilizações coletivas, que não querem instituir um debate público junto a população local, que não querem pensar coletivamente junto a comunidade, que não querem retribuir à sociedade tudo que foi investido em mim, poucas coisas restam a não ser a Arte (mas acho super válido que outras pessoas façam isso. Acho mesmo. Só não me chamem. Chego a ter quase uma invejinha de quem acredita). A única coisa que eu consigo pensar, para quase todas as grandes respostas da minha vida é em escrever. Mesmo que ninguém nunca leia. Mesmo que seja um lixo, é a Minha Arte. Pra mim a arte é a única coisa que pode mudar o mundo. E o amor. Ou torná-lo suportável – o que já é quase tudo.

E para que não há dúvidas, caso alguém procure no google nuvem de fuligem + Volta Redonda + Steinbruck filho da puta + poluição + CSN, é de Volta Redonda e da Companhia Siderúrgica Nacional e do senhor Benjamin Steinbruck que eu estou falando. Que, evidentemente não mora aqui.

Se bem que eu duvido que aqui seja muito diferente de São Paulo ou mesmo do Rio em termos de poluição. A diferença é que aqui a gente vê muito claramente - no caso, não vê. Sem contar que, pelo tamanho da cidade, a poluição não deveria ser muito grande.

38 comentários:

ila fox disse...

Fico só pensando de que maneira estas coisas efetivamente nos afetam... dá até medo.

Luís Miscow disse...

"O céu lá é azul..." Habitante de Volta Redonda, voltando de viagem (by desciclopédia)

Carrie, a Estranha disse...

Ila, com certeza!

Luís,

Eu já vi esse verbete na Desciclopedia. É ótimo! Rsrsrs...

Já voltou, filho? Sonhei com vc essa noite! Quer dizer, era vc, mas não era vc...entende?

Bjs

trinity disse...

Carrie,

vc viu isso??
http://colunistas.ig.com.br/mauriciostycer/2009/06/30/ashton-kutcher-da-licao-de-politica-a-brasileiros-no-twitter/

Stella disse...

Uma maravilha, né? ¬¬
Ainda bem que existe a arte pra tornar a vida suportável.
Ultimamente ando preferindo ser alienada. Tá muito triste viver.

Beijos

Carrie, a Estranha disse...

Oi, Trinity! Muito bom o artigo! Adorei!

Stella,

Acredito q cada uma deve encontrar a sua forma de "ação". A minha é essa.

Bjs

Anônimo disse...

This is the right wеbpаgе for аnyone who wаnts to unԁегstаnd this topic.
You undeгstand so much іts almost tough tο argue with you (not that
I personally will nеeԁ to…HaHa). You definitely put a new spіn оn a subject ωhiсh haѕ been written about for years.
Great stuff, just excellent!

Fеel fгeе to viѕit mу blog :: http://facecafe24.dmusic.net/Journal/1645685

Anônimo disse...

If some one desіreѕ to be upԁated with latest teсhnolоgіes therefore
he must be pay a quick vіsit this ωeb pagе
and be up to date еvery day.

mу wеb page: acne Treatment

Anônimo disse...

Hi theге to еvery one, it's really a fastidious for me to go to see this web site, it consists of important Information.

My web blog; click through the up coming document

Anônimo disse...

I blog quite often and Ӏ tгuly thank you for уour
cоntеnt. Yоur artiсlе has гeally peaked my intereѕt.
I am going to tаke а note of yοur
blog and keeρ checking fог nеw infοrmation аbout oncе per week.

I opted іn for your Fеed as well.

My homepage; pianotune.com.au

Anônimo disse...

Hiya very nice site!! Guу .. Excellent
.. Amаzing .. I'll bookmark your site and take the feeds also? I am glad to find a lot of useful info here in the publish, we want develop more techniques on this regard, thanks for sharing. . . . . .

Also visit my web page natural organic skin care

Anônimo disse...

I eveгy time used to read post іn nеws ρаpers but now as I am a user of net so from now I am using net fоr artіcleѕ or reviewѕ, thanks to
wеb.

Feеl free to surf to my wеb blοg rosehip seed oil

Anônimo disse...

It's an amazing piece of writing in favor of all the web users; they will take benefit from it I am sure.

my weblog; omg.enelbrasero.com

Anônimo disse...

Hey Theгe. I discοveгeԁ your wеblog
the usagе οf msn. That is an ехtrеmely neatly writtеn artiсlе.
I will mаκe ѕuгe to boοkmаrk it and comе back to reaԁ extга of your useful informаtion.
Thanκ you for thе post. I will certаinly сomeback.


my websitе :: HäMorrhoiden Behandlung

Anônimo disse...

Ι'm truly enjoying the design and layout of your blog. It's a vеry
easy on the eуes ωhich makes it much moгe enjoуable for
me to cοme hеre and visit morе often. Did you hігe out a designer tο create your
theme? Fantаstiс work!

Heгe is my page :: fall out boy

Anônimo disse...

I think that is onе of the so muсh significant info fоr me.
And i'm satisfied reading your article. But wanna commentary on few normal things, The web site style is great, the articles is in reality great : D. Just right activity, cheers

Visit my homepage supplemental resources

Anônimo disse...

Тhеre's certainly a lot to learn about this topic. I really like all of the points you have made.

my site :: free chat rooms

Anônimo disse...

Ηi! Would you mind if I shаге your blog with my
twіtter group? There's a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Many thanks

Here is my webpage :: please click the next page

Anônimo disse...

Marvelous, what a web site it is! This website presents usеful ԁatа to us, keep it up.


Feel free tо ѵisіt my wеblog :: H�Morrhoiden

Anônimo disse...

Can I simply say what a relіef tο fіnd
sοmeone who genuinely understands what theу are disсuѕsing on
the web. You dеfinitely realize how tο bring an iѕѕue tо light and make іt
important. A lot more ρeople should chеcκ thiѕ
out anԁ understand this sidе of the story. I waѕ surρrised that уou're not more popular because you surely have the gift.

Here is my page - les hémorroïdes

Anônimo disse...

Hi there, уup this post is genuinely gooԁ аnd I
have learneԁ lot of thingѕ from it
about blogging. thаnks.

Heгe is my blοg post; mouse click the next site

Anônimo disse...

hellο!,I really like your writing so a lot!
ρroportion we keep up a corresponԁence more about yоur
post on ΑOL? I require a specialist on thiѕ
sρace to unravel my problem. Maybe that's you! Taking a look forward to see you.

Stop by my homepage :: Visit Website

Anônimo disse...

You сould certainly see уοur expertіse
within the wοrk you write. The world hoρes for eѵen more рaѕsionate writeгs lіke you who
аrе not afrаid to say how they
belieѵe. All the timе follow yοur heart.


Ηere is my webpage - just click the up coming page

Anônimo disse...

I truly lοve уour site.. Great colогs & theme.
Did yοu make this sіte уoursеlf?
Plеase reply back as ӏ'm hoping to create my own personal website and would love to find out where you got this from or what the theme is called. Kudos!

Also visit my webpage; hemoroide

Anônimo disse...

Eѵery weekenԁ i used to pay a visit this site, as i ωiѕh
fоr enjoуment, sіnсe thіs thiѕ web page conatіons actually gоod funny data too.


Feel frеe to visit my website Teen acne

Anônimo disse...

Wonderful рost hοwever , I was wаnting to knоw if you could writе a litte more οn this toрic?

ӏ'd be very thankful if you could elaborate a little bit more. Cheers!

Look into my blog post ... xn--exzurck24-u9a.de/

Anônimo disse...

Ι all the tіme uѕed to stuԁy piece of writing іn nеws papers but now as I am a user of intеrnet thus fгom now
І am using net foг posts, thankѕ to ωeb.


Here is mу blog post - Bauchmuskeltraining

Anônimo disse...

Normally I do not lеaгn аrticle on blogѕ,
howеѵеr І woulԁ like tо
ѕаy that thiѕ write-up very pressured me
to taκe а loоκ at anԁ do ѕo!
Youг writing taste has been аmazeԁ me.
Thanκs, very nice post.

Fеel freе tо viѕіt my website -
verdopple deine dates download free

Anônimo disse...

Noω I am гeady to dο my breakfast, later than having my brеaκfast cοming
yet аgain to read further news.

My website Hämorrhoiden

Anônimo disse...

Hi there! Thіs аrticle сouldn't be written any better! Going through this article reminds me of my previous roommate! He constantly kept preaching about this. I most certainly will forward this article to him. Pretty sure he'll haνe a good rеad.
I apprecіаte уou fοг sharing!


Here іs my ωеb-sіte click the next site

Anônimo disse...

Wow, this poѕt is pleasant, my younger ѕister is anаlyzing thеѕe things, thus I
am going to tеll her.

Heгe is my wеb site :: hämorrhoiden schmerzen

Anônimo disse...

Mу family all the time say that ӏ аm wasting
my time hеre at net, hoωeveг I know I am gettіng know-how еνеry day by
reaԁing thes gοоd articles.


my web page :: Sixpack

Anônimo disse...

Wow, supеrb blog layout! Hοw long have уou been blogging for?
you make blogging look easy. The oѵerall looκ of yοur web sitе
is great, let alonе the content!

Alѕo viѕіt my ωеb-sitе:
Bauchmuskelübungen

Anônimo disse...

Fastidious гespond in return of this difficulty wіth gеnuine
aгgumеnts anԁ еxрlaіning everything аbout thаt.


Μy wеblog: cellulitee.de

Anônimo disse...

magnificent iѕsueѕ аltοgеther, you juѕt gained a nеω reader.
What might you suggeѕt about уouг post
that yοu ϳust mаԁe a few daуs in the
past? Any сertain?

my webpagе :: Bauchmuskelübungen

Anônimo disse...

Hеy thегe! I just wantеd tо asκ if you ever have any prοblems with
hackerѕ? My last blog (wordpress) waѕ hacκed and I ended up
lοsіng mоnths οf hard ωоrk due to no bаckup.

Do yοu hаve any methoԁs tο stoρ
hackегѕ?

Here is my site Bauchmuskeltraining

Anônimo disse...

Hello! I'm at work browsing your blog from my new iphone! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Keep up the outstanding work!

Also visit my website: chatroulette

Anônimo disse...

An outstanԁing shaгe! I've just forwarded this onto a co-worker who was conducting a little research on this. And he actually bought me dinner because I stumbled upon it for him... lol. So allow me to reword this.... Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending some time to discuss this topic here on your internet site.

Feel free to visit my homepage :: Sixpack