terça-feira, novembro 04, 2008

Primeiras impressões


Realmente um clima de muita expectativa. Histórias emocionantes na TV, como a do rapaz que vai votar pela primeira vez na vida em honra ao irmão que morreu no Afeganistão (assim como a maioria dos amigos e familiares dele que nunca tinham votado até hoje); da mãe da editora da CNN, negra, moradora do Mississipi, que teve a visita da Ku Klux Klan inúmeras vezes na sua casa, quando ainda era uma criancinha e tinha que beber água no bebedouro dos negros e agora pode, não só votar, como escolher um candidato negro. Repórteres ensandecidos, fazendo piadinhas sem noção (a mulher da CNN tava cantando “Under pressure” pra falar sobre o sentimento dos Republicanos. Espero que a Sandra Anemberg não veja isso). Pessoas na fila a horas, na chuva (e lembrando que, aqui, dia de eleição não é feriado. Aliás, curiosidade: as eleições são sempre na terça feira. Há mais de cem anos). Cédulas que se molham e ele tem que esperar secar (lembrando que aqui cada estado tem um sistema de votação. Alguns, ainda bastante primitivos com cédulas, manivelas...outros mais modernos). Pessoas que receberam trotes de outras dizendo que o dia de votação mudou, que não é hoje. E os canais de TV a todo momento dizendo que, qualquer problema, para entrarem em contato com eles. Apesar disso, tudo está correndo bem e são poucos os incidentes. A primeira cidadezinha já terminou a votação e computou a vitória para o Obama.

Karen, minha colega de conversação, me manda um e-mail realmente tocante, contando sobre a votação dela, no Harlem (ela é do Novo México, mas mora no Harlem. E é loura de olho verde). A Starbucks distribuindo café de graça para as pessoas que votaram como um incentivo.

E pra deixar tudo isso ainda mais sentimental, a avozinha do Obama, que estava com câncer, me morre ontem. Não dava pra esperar só um dia não, Dona Morte?

Ah, que diabos! Estou em lágrimas! E nem é meu país!

4 comentários:

Anônimo disse...

Oooooi! Mas a Dona Morte chegou atrasada, pois, a pobre senhora, avó do Obama, já tinha votado 4ª feira passada... beeeeeijos!!!

Carrie, a Estranha disse...

Mas não viveu pra ver uma possível vitória do neto.

Ila Fox disse...

Uma coisa é certa... num futuro distante a vida do Obama vai virar filme, ô se vai. ;-)

Andrea disse...

Tinha que ter visto o Gabeira perder aqui...