quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Dog news


Minhas meninas estão bem, pararam de tremer, beberam muito leitinho e já fazem xixi e uma delas cocô. Dão grunidozinhos e brincam de brigar entre si, mordendo e arranhando.

Ah é. Descobri que são três fêmeas. Descobri, não. O moço que veio entregar gás descobriu. Mas eu juro que eu tinha visto piruzinhos. Quanto às tetinhas...bom, machos também tem tetinhas, não?

Acho que elas não são tão bebês quanto eu pensava, porque já estão com dentinhos e unhas (e grande).

Aliás, essa que fez o cocô, a maior das três, tá com vermes. Senti um leve vertigem quando vi aquele ser se remexendo no meio das fezes. Mas é normal, né? O que eu faço? Essa cachorrinha não foi com a minha cara. Ela é a mais arredia e marrenta. Parece o Fernando do BBB. Não me dá a mínima pelota – as outras vem, são dengosas...E num espaço mínimo de tempo – cerca de um segundo – ela fez xixi no tapete. Enquanto eu limpava o outro xixi e o outro cocô dela. Uma coisa assim de três cocôs e 4 xixis em 3 minutos.

Eu as botei em uma caixa de papelão com jornal em uma areazinha do lado do escritório do meu pai. Daí eu fico estudando e olhando as bichinhas. Mas se eu saio, elas saem atrás de mim. Já deram até pequenos latidos.

Me informei na Sociedade Protetora dos Animais de VR e eles não recebem animais devido ao grande número. A que recebe é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Vulgo carrocinha. Que mata cachorrinhos, porque não dão conta de ficar com todos.

Queria avisar que, quem for do Rio e se interessar, eu posso levar. Quando eu for pro Rio – o que deve ser em umas duas semanas.

A dúvida é: o que fazer na hora de dormir? Deixo elas lá em baixo, nessa área? Boto no quintal? Boto na sala, em uma caixa grande que elas não conseguem pular? Aqui dá muitos animaizinhos tipo gambá, lagartos...e esse eles atacarem as cachorrinhas? Pobrezinhas...

Como é que eu ensino que o cocô e xixi são para serem feitos no jornal – que nããão, não deve ser comido? Parece que elas acham que não pode fazer no jornal e procuram justamente outra parte, sem jornal.

Sim, eu não tenho a menor idéia de como cuidar de cachorro.

UP DATE: Já fizeram dois xixis em cima do jornal. Eba. E ficam dentro da caixa. Saem quando querem fazer xixi, mas voltam. E eu fechei a porta, então elas tão lá, bonitinhas. De vez em quando eu vou vê-las. E por mais leitinho. Elas estão adorando leitinho.

10 comentários:

Suzana disse...

Haha! Bom, eu tava comentando no post anterior, enquanto vc postava este, pelo visto.
Então, esse lance de ensinar às cachorrinhas a fazerem o que for preciso no jornal é um looongo caminho! Mas, na minha opinião, a forma mais interessante é a seguinte: toda vez que fizerem errado, vc fala um NÃO sonoro e rígido com a meliante. Ela vai se assustar, mas vc vai se manter inabalável com a cara de inocência dela. Pegue-a e e leve-a até o jornal. Ao menor sinal de gotas de xixi que ela terminar de fazer no jornal, faça festa, muita festa, carinhos, coceira na barriga, beijos e abraços. Elas precisam associar a sua alegria a um comportamento certo delas e a sua repreensão ao errado.
Demora um tempo, mas é eficaz. Esfregar o focinho no xixi, bater, gritar, espernear não adianta nada. Além do que fomentam agressividade no animal.

E funciona assim pra quaisquer comportamentos que vc queira reprimir ou incitar. Os errados com um NÃO (e levando-as ao jornal, no caso do xixi e do cocô) e muita, mas muuuita festa, quando elas fizerem algo certo.

Sobre o comer cocô, é mais normal do que parece. Ainda mais em filhotes. Já li que pode ser por causa de deficiência de proteínas, por apreensão de estarem fazendo as necessidades num lugar errado etc etc. A coisa fica grave se elas não desistirem disso até ficarem mais velhas. Aí, mais uma vez: veterinário nelas! (Mas até lá, elas vão estar numa casa definitiva, a gente espera...) Se elas forem comer, tente distraí-las, chame-as, brinque com elas e tal. E aí, quando não estiverem olhando, vc vai lá e limpa. Mais uma vez para que não associem o ato delas fazerem cocô e vc retirar imediatamente com algo que não deveria estar ali.

E é assim mesmo: imagina o tamanho da bexiga delas...? Não aguenta muito tempo, não! Conforme forem crescendo, elas conseguem segurar mais.

Suzana disse...

Desculpe os longos comentários.
Sobre onde colocá-las pra dormir, é bom que elas fiquem do lado de dentro até o dia clarear. Pode ser um quartinho de serviço, se houver. É só colocar jornal, um pano velho e fofo pra fazerem de cama, água e comida que elas vão conseguir lidar com sua ausência! Se houver um cercadinho, melhor ainda. Dependendo da caixa, talvez, elas pulem.

Mas, prepare-se!: é bem provável que, de manhã, quando vc for vê-las, elas terão tocado um terror. E tb é provável que elas chorem à noite, amanhecendo... Mas isso tb é normal. São 3 crianças de uma vez só!

Espero que ajude! Eu estou é com inveja da alegria que só esses bichos fofos, peludos e arteiros proporcionam!
Abraços =)

Bárbara Anaissi disse...

carrie, tenho 2 cachorros q peguei na rua. a gratidão e o amor deles, como já disseram aqui, são enormes. e eles fazem a vida da gente muito mais feliz. tomara q sua mãe perceba logo isso.
algumas dicas:
- dê sim a ração para filhotes amolecida em água morna. o produto final fica bem melhor rs rs rs
- até onde eu sei o leite não é bom. parece q cachorros não digerem bem o leite.
- elas vão chorar mesmo à noite. devem estar muito assustadas ainda. tenha paciência q já se acostumam.
- com calma e um tempinho vc consegue ensinar q xixi e cocô são no jornal. mas demora um pouquinho...
curta muita essas delícias pq vale a pena.
qualquer coisa, me liga. bjs

trinity disse...

O blog da Carrie é assim, a gente some um pouquinho e quando volta tem lindos bebês. Estou com inveja também apesar de saber o belo trabalho que dá. E eu também indico colocar elas p/ dormirem área de serviço ou algo do gênero, e sim elas devem chorar e qdo vc conseguir a adoção, mais choronas irão ficar as outras que ainda não foram embora.
Parabéns Carrie pela sua atitude. Eu também amo animais.

Carrie, a Estranha disse...

Suzana,

Obrigada pelas dicas! Ótimas. Mas elas não estão comendo cocô. Estão comendo jornal. Mesmo porque o cocô está líquido! Mas vou tentar fazer as coisas. Deixei-as em uma área coberta, com bastante jornal, caixinha de papelão (se elas pularem, não tem problema) e um pano velho.

Já estou conversando com pessoas sobre a adoção. Pena...

Bárbara e Trinity,

Obrigada pelas dicas e pelo carinho.

bjs a todas

Carrie, a Estranha disse...

PS: Suzana, realmente do jeito que eu escrevi parece q elas estão comendo cocô. Mas é o jornal.

Bjs

Anônimo disse...

carrie amore, q fofucha vc e suas cachorrinhas.
bom, vamos lá. já tive cachorro algumas vezes mas agora tem tempo q não tenho.
q eu me lembre, não é bom dar leite para eles não, tá? acho q pode dar diarréia, eles não digerem bem e tal.
qto ao xixi, não tem mto jeito. demarca um local para o xixi que seja sempre o msm assim elas aprendem. qdo elas fizerem fora do lugar determinado, faz cara feia, explica q não é ali e mostra o lugar certo. elas acabam aprendendo, mas pode demorar. tem um produto chamado pipi dog (tinha, pelo menos) q ajuda nesse processo.
se vc não quer cachorro dentro de casa, melhor elas dormirem no quintal desde sempre. como são filhotes, vão chorar, mas dps vão saber q é para ficar do lado de fora. se vc deixar elas dormirem dentro de casa e dps quiser mudar isso, vai ser mto mais difícil.
qto aos animais q aparecem na sua casa, a probabilidade delas machucarem eles é mto maior do q o oposto!!!
acho q é isso.
bjks

p.s. o ideal era vc levar no veterinário para o lance dos vermes

p.s.2. pq vc não dá uma ligada pra SUIPA aqui no rio? eles recolhem bichinhos abandonados e não matam não, tem um orfanato.

Ju disse...

Que bom que elas estão bem(li sua dúvida sobre o sexo delas no blog da Van e rachei de rir por causa do lance das tetinhas(caso fossem machinhos); sorry :/).

É normal que filhotes tenham verme, por isso tem-se que vermifugar; acho que a primeira dose é com 30 dias, se elas já têm dentinhos já podem ser vermifugadas; falaram pra vc levá-las ao vet. mas vc disse que tá sem grana, então pode dar por conta própria; é só comprar um de boa marca; geralmente pra filhotes é em líquido, e vc dá tantos mls por peso; acho que no caso delas não chega a 1 ml, mas na bula fala certinho. Depois, quem for adotar, pode levar pra primeira consulta e vacina, pois ao que parece elas estão saudáveis. Depois de 15 dias tem-se que repetir a dose. O leite causa um pouco de diarréia mesmo, como elas já têm dentes, a ração com um pouco de água morna da qual falaram é uma boa; tem que esperar a ração absorver a água e ficar macia. E o xixi e côco em ritmo "the flash" é por causa do intestino pequenininho mesmo.

Auunnn, adoro filhotes*; sou capaz de ficar um tempão com eles nas mãos, olhando, cheirando, apertando... aproveite as meninas enquanto elas estão aí. E sua mãe?já aceitou melhor?

*Depois que crescem eu gosto igualmente; mas filhote é sempre mais fofo,seja animal ou humano.

Alexandre Avelar disse...

Oi:
Bem, sobre os cuidados com os animais, já disseram o essencial: lembre da ração para filhotes e do remédio para vermes. Se tiverem pulgas, um bom banho no veterinário é recomendável também.
Animais fazem bem à alma. Estou com dois gatos também achados na rua. Em princípio, pensamos em doar, mas nào tivemos coragem.
Carrie, torço para que vc fique com as cachorrinhas, mas se você decidir doa-las, tem um veterinário ali no Aterrado que pega os animais, cuida deles até que apareça um interessado. Parece que você vai deixando uma grana para ração, essas coisas. Fica logo ali depois da Ponte de Niterói, do lado direito. O nome eu nao me lembro, mas nao tem erro.
Mas, sinceramente, acho dificil vc conseguir doar, rs.

Marcia disse...

Novamente eu. Novamente não li os comentários, desculpe se estiver repetindo informações. Como já são maiorizinhos, você pode dar ração de filhote amolecida na água.
NÃO DÊ LEITE, POR FAVOR! É PÉSSIMO PARA ELAS. Você precisa levá-los a uma veterinária, pois só ela saberá estimar a idade das cadelinhas para dar o vermífugo. A dose errada pode matá-las.
Quanto ao xixi/cocô no jornal, leva tempo e tem que ter paciência. À noite deixe-as em um local fechado com porta: quarto, banheiro, whatever. Forre a caixa com paninhos para ficar aconchegante e forre TODO o chão com o jornais. Durante o dia, tem que vigiar. Quando uma for fazer fora do jornal, você fala NÃO, firme, sem gritar, e a leva para o local certo, mesmo que pingue pelo caminho.
BOA SORTE!