terça-feira, agosto 07, 2007

Cansaço


O que é o movimento Cansei?! Gente, me lembrou o painho, personagem do Chico Anísio. Aquele que dizia: Affff, tô morta! Por que, na boa: eles cansaram do quê? Não que eu não ache que a famigerada e vilipendiada crasse mérdia, da qual eu faço parte, não possa se manifestar. Não que eu ache que as vaias do Pan! ao Lula foram orquestradas pelo César Maia, mas fazer um movimento de mobilização cujo apelo é “cansei”? Qual a utilidade prática disso, exceto a catarse? Me lembrou o “Basta!”, outro movimento de indignação que surgiu na zona sul carioca, quando uma moradora de São Conrado estendeu uma faixa com esses dizeres em sua janela. E aí? Cansou? Basta? E como é que fica? Hora nenhuma ninguém pensa que esse “caos” que aí está - há quem questione se ele de fato está aí - é fruto de nós mesmos! Cansou do quê, santa? De se olhar no espelho?

Sem contar que isso me lembra os editorais “Basta” e “Fora” que saem nos jornais às vésperas do golpe de 64. E à campanha ideológica feita por alguns setores das direitas para que o povo acreditasse que o país estava vivendo um caos com a ameaça comunista do Jango. Não, eu não tô querendo comparar nem dizer que pode haver um golpe – ridículo – nem que “isso é coisa pra desestabilizar o governo que mais fez pelo Brasil em toda a História” – mais ridículo ainda. Mas, que é engraçado é.

Eu também tô cansada. Tô cansada de ver vídeo no Youtube mostrando a Narcisa, o Boninho, o Bruno Chateaubrind e outros (de)formadores de opinião jogarem ovos nas pessoas do alto de seus prédios – e depois acham um absurdo quando se espanca uma doméstica.

Tô cansada de ver caras e quems e afins com atrizes de merda que tem personal stylish pra dizer o que elas devem vestir e depois aparecem fazendo a linha olha-como-sou- simplesinha-e-acordo-já-assim – e depois acham um absurdo quando garotas morrem de anorexia ou se candidatam a reality shows em busca de fama instantânea. Se eu tivesse dinheiro pra comprar roupa a não ser na Renner eu não ia dar pra um maluco me dizer o que vestir nem fudendo.

Tô cansada de gente que condena político que recebe propina - e depois dão uma cervejinha pro Seu Gualda pra ele aliviar a multa do IPVA atrasado.

Tô cansada de ver o Alemão se enturmando com seus amiguinhos globais.

Tô cansada de quase todas as revistas. Tô cansada do machismo da Playboy. Não por mostrar fotos de mulheres peladas. Eu acho bonito ver fotos de mulheres peladas. Mas por se intitular uma revista de homem e mostrar entrevistas super legais enquanto que as revistas de mulézinha como a Cráudia, Nova etc só mostram “10 dicas pra descobrir se seu namoro vai dar certo”. Muito cansada de ser tratada como imbecil.

Cansada de explicar pras pessoas o que eu faço. Cansada de explicar porque eu não me casei, porque eu não tenho filhos, porque eu não tenho namorado...muito cansada.

Cansada das novelas. Do jornais. De sériezinhas metidas a engraçadas do Miguel Falabella com supostos bons atores e filmes do Daniael Filho. Muito cansada. Vocês não imaginam como.

E você, amigo leitor? Do que se cansou?

11 comentários:

Alexandre Avelar disse...

Carrie:
Sabias que o grande organizador do "cansei" é um tal de João Dória que, entre outros afazeres relevantes, costuma organizar desfile de cachorros em Campos do Jordão?

Cris disse...

bom, eu li no estadão que quem está a frente desse movimento de merda é um tal de sergio morrison, do movimento de jovens empresários da FIESP. e o cara começa assim: 'se não defendermos o nosso, quem vai?', ou coisa que valha. é bem por aí. eu já nem me dou ao trabalho de cansar de nada. são sempre os mesmos imbecis, over and over. joão dória ou sérgio morrison, são todos farinha do mesmo saco. sabe, o que eu não aguento mesmo é ver gente dizendo: ah, não, acho super-válido, afinal eles estão fazendo alguma coisa. tipo assim, vai ser catar, né?

nervocalm pastilhas disse...

Megalomania me cansa bastante. Essa insistência em fazer grandes movimentos coletivos em vez de pequenos gestos individuais se encaixa nessa categoria. E depois ainda reclamam do jornal que deu 'poucas mil pessoas' quando na verdade foram 'muitas mil pessoas'. Como se multidão fosse uma coisa assim super produtiva. Não, é o contrário. Quanto mais gente, mais caca.

André Rafael disse...

Cansei da tristeza, do tédio, de saber das coisas que nunca vão mudar.

"A solução é alugar o Brasil!"

Carrie, a Estranha disse...

Ah é: tb cansei do meu cabelo vermelho. Vou pintar de novo.

Carrie, a Estranha disse...

Cris,

POis é, toda vez q a Fiesp se junta, boa coisa não pode sair.

Cris disse...

entrega especial, dá uma olhada aqui: http://www.tocansadinho.blogspot.com/

*

*

porque como diz a salete campari [ou será outra?] 'coisa boa pra você, meu amorrrr!!'

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Andrea disse...

Eu não tenho mais forças para cansar...enjoei.

Dora disse...

"Cansada de explicar pras pessoas o que eu faço. Cansada de explicar porque eu não me casei, porque eu não tenho filhos, porque eu não tenho namorado...muito cansada."
Arroz com feijão da mulher moderna, ninguém entende o que ela faz da vida profissional nem pessoal...
Adorei o blog.
Parabéns.
Bjs

Keiko disse...

Estou cansada de todas as coisas que tu citaste e dos homens e de relacionamentos. E estou cansada de parecer que eu mato um leao por dia e nem por isso as coisas mudam.

Anônimo disse...

carrie, não se despere. Quando a gente "cansa" de vez, é sinal de que algo novo virá. Até você se cansar de ele. Círculo cansativo da vida...