domingo, abril 29, 2007

As pessoas e os tipos


Eu acho curioso o que acontece com certas pessoas. Parece que elas pararam no tempo. Diziam coisas super originais há dez anos atrás. O problema é que o tempo passa. E a pessoa continua dizendo essas coisas. E essas coisas super originais deixam de sê-lo. Não que eu ligue pra coisas originais. Mas esse tipo de pessoa liga. E acha que continua dizendo o que há de mais novo no mundo quando na verdade está sendo apenas chata. E não consegue se tocar. E já está consolidado como a-pessoa-que-diz-coisas-originais. Beleza, então.

Em geral esse tipo de gente também gosta de ser o centro das atenções. Tudo bem, eu não me importo nem um pouco, porque eu fico bem nas periferias e nas fronteiras. Mas depois de um tempo vai ficando chato. E você acaba ficando na sua simplesmente porque não tem o que dizer.

Há também o tipo de pessoa que critica tudo que não faz até começar a fazê-lo. Aí passa a ser uou! a coisa mais incrível do mundo! Porque agora quem faz é ela, a pessoa. E o dela é sempre melhor, maior, mais bonito e mais legal. Conheço pilhas de pessoas assim.

O que cai mais uma vez naquilo que eu já disse aqui em algum lugar: a tolerância no varejo é tão difícil quanto a grande tolerância. Tolerar O Estrangeiro, visto na figura d’O Outro, O Diferente é muito difícil. Mas pelo menos você tem o “inimigo” em questão (com mil aspas) bem definido. Igualmente difícil é você tolerar o quase-igual a você. O vizinho que tem um adesivo escrito “Eu amo a minha esposa”, a amiga que se converte pra Igreja Universal do Reino de Deus ou o primo que vota no PFL. Ele é tão parecido com você que é simplesmente inadmissível aceitar que ele possa ser tão diferente. E você fica tentando “abrir a cabeça” do sujeito quando a única cabeça que precisa ser aberta é a sua. É difícil concordar com o fato de que a sua melhor amiga pode estar muito mais feliz agora, dando dinheiro pro bispo Macedo, do que quando saía com você e passava noites inteiras bebendo. E aí você prefere criticar e dizer “fulano se fechou” quando quem se fechou é você.

Sim, eu sei, eu preciso ser mais tolerante com as pessoas chatas e originais.

Há ainda pessoas que fazem tipo. Também preciso ter mais tolerância com elas.

2 comentários:

Anônimo disse...

seu primo vota é no DEM! rs...

um típico partido que acha que fala/faz alguma coisa de original...

falÔ!

jh

Carrie, a Estranha disse...

JH,

Meus dois neurônios não entenderam a piadinha...

bjs...