quarta-feira, setembro 06, 2006

Profissoes que enganam

Por sugestao de Formiga Sister desenvolvo aqui um tema quase de utilidade publica: profissoes que na teoria parecem legal, mas na pratica sao um porre:
1) Guia turistico. Na teoria: viaja e conhece pessoas. Na pratica: faz o mesmo percurso em todos os meses de verao, em geral. A nossa guia, por exemplo, diz que fica desacordada de outubro a março - por isso eh que ela fuma e eh neurotica. Alem disso vc eh basicamente uma tia do primario que conta quantas pessoas tem, quem tah faltando e resolve pepinos direto. Tem que dormir a meia noite e acordar as quatro, as vezes, porque tem que ir a todos os programas - ao contrario de nos, que fugimos de todos programas coletivos. A parada deve ser tao chata que as guias soltam os turistas nos lugares e nem olham o que tem pra ver. Eternamiente Yolanda termina nossa excursao sabado e pega outra segunda. Eu dava um tiro na cabeça.
Guias nao conhecem pessoas, conhecem turistas. Eh completamente diferente, mas postarei longas consideraçoes sobre o turismo ocidental quando chegar ao Brasil.
Outra observaçao sobre Eternamiente Yolanda: ela usa sempre um modelito Gigi. Sabem a ultima novela das oito, que tinha aquele personagem do Pedro Paulo Rangel que tava sempre de casaquinho nas costas ateh em casa? Pois eh. Ontem ela foi a Napoles e Capri com o pessoal e nos pensamos: humm, deve ir de biquini e...casaquinho nas costas!! Nunca usa saia e nunca desgruda do seu casaquinho.
2) Aeromoça. Na teoria: viaja o mundo todo e conhece pessoas. A explicaçao eh quase a mesma das guias. Mas acho que ainda eh um pouco pior. Aeromoças, na pratica, sao domesticas de luxo. Babas na melhor das hipoteses. Pode ateh conehcer pessoas e nao soh turistas, mas eh tudo muito rapido.
Vou postando mais coisas assim que for lembrando.

2 comentários:

dissimulada disse...

Carrie esta excursão por acaso é aquela do Abreu o mundo é seu ? pergunto porque já fiz a excursão do Abreu o mundo é seu..e achei uma corrida só...

Leo disse...

Guia turistico deve ser o pior: ver os outros se divertirem e você não poder fazer o mesmo... :~