quarta-feira, setembro 06, 2006

O papa eh pop

Estou em Roma. O calor continua implacavel; os italianos, grossos, principalmente em se tratando de comercio, mas apesar disso estou gostando mais de Roma do que das outras cidades italianas. Comi massas melhores, mas a melhor de todas continua sendo a da tratoria ao lado do Copacabana Palace. Mas aqui tem uma mistura entre cidade grande e cidade antiga que eh mais interessante.
Os homens se dividem entre: aparencia de gay e figurantes do Poderoso Chefao (ah, por falar nisso, esses dias eu liguei a TV e tava passando! Muito engraçado! Dublado em italiano!).
Hoje fui ver o papa. Sabem como eh, ir a Roma e nao ver o Papa eh a mesma coisa que ir a Roma e nao ver o Papa. A coisa mais hilaria do mundo foi ver as delegaçoes bizarras de pessoas que vao ateh lah. Eh tipo um grande programa de auditorio. Ele entra, sauda todo mundo de papa-movel, depois chega no palco. As pessoas em geral vao em grande delegaçoes e as vezes fantasiadas. Tinham umas senhoras tao impagaveis da Alemanha que eu tive que pdeir pra tirar uma foto. Elas, claro, deixaram todas orgulhosas.
O Papa faz o sermao em diversas linguas - inclusive portugues - ao mesmo tempo saudando as respectivas delegaçoes, isto eh: paroquia tal, da cidade X, Colegio Marista sei La da Onde, da cidade Y e assim por diante. Claro que a saudaçao politica dele obedece a uma hierarquia geopolitica: primeiro os paises do G-8, depois America Latina e Portugal, depois leste europeu. Um sol, mas um sol de rachar o kengo. Depois fomos aos museus do Vaticano e a Capela Sistina. Doze euros. Beleza. Depois Basilica de Sao Pedro.
De manha bem cedo fomos ao Coliseu e ruinas da Roma Antiga. Ontem fomos ao Pantheon, Fontana de Trevi e adjacencias. Amanha partimos pra Nice, antes parando em Pisa. E eu que pensei que a torre de Pisa ficava em Roma. Sem comentarios.

Nenhum comentário: