sábado, maio 15, 2010

Dez regrinhas para brincar de Twitter

É impressionante como cada tecnologia expõe as pessoas de formas nem sempre simpáticas - e como cada tecnologia expõe determinadas pessoas de determinadas formas. Tenho certeza que todo mundo aqui tem um amigo que é super normal na vida real e no mundo virtual se mostra um total freak descontrol daqueles que passa 7 e-mails por dia desde piadas, correntes, orações, até o projeto Ficha Limpa e abaixo assinados contra artistas plásticos que acorrentam cachorrinhos no MoMa - nada contra quem de vez em quando manda um desses, mas tenho pessoas em minha lista que me mandam uns 5 e-mails destes por dia, sério. Os piores são aqueles que vem no assunto "Bom demais! Kkkkkk". Tipo...oi? Essas pessoas já são marcadas como spam e eu nem me dou ao trabalho de abrir.

Pois bem. Orkut dá margem a outro tipo de maluco, né? O maluco-olha-como-minha-vida-é-perfeita-e-eu-não-estou-nem-aí-pra-o-que-os-outros-pensam-ainda-que-eu-tenha-que-expressar-toda-minha-inseguraça-em-500-comunidades-do-tipo-sua-inveja-faz-minha-fama. (Aliás, ainda desenvolverei minha tese "por que só pobre acredita em inveja?", afinal ninguém vê uma Mercedes com adesivo "Não me inveje, trabalhe"). Enfim, muitas vezes, em muitos casos (não todos) tudo aquilo que nos esforçamos em proclamar é exatamente o oposto do que realmente somos no momento - daí a necessidade de proclamarmos, para que, quem sabe, comecemos a convencer nós mesmos.

Mas o que vem me irritando profundamente ultimamente é o Twitter. Pra começo de conversa, eu acabo ficando mais ausente aqui quando escrevo mais no Twitter. Porque acabo falando lá, rapidamente, coisas que poderia ter desenvolvido melhor aqui. E acabo sendo prolixa demais lá. Aí esses dias vi alguém reclamando sobre "agora tem regras no Twitter?" e fiquei pensando: sim, há que se colocar regras no Twitter. Pensando nisto, estabeleci regras básicas de etiqueta pro Twitter. Segue:

1) Se você precisa colocar mais de seis Tweets seguidos, abra um blog. Twitter é pra frases. pequenas. Em pouca quantidade. Controle-se.

2) Não retuíte tudo que lê. Pense "é realmente necessário? É algo que expressa meu pensamento no momento de forma absoluta" ou "é algo engraçado/legal demais e eu preciso compartilhar com o mundo"? 

3) Nunca, jamais, em tempo algum, retuíte um elogio que foi feito pra você. Ex: "RT a @cwaestranha é o máximo!". É feio. Seja como eu: apesar de incrível, modesta. Controle-se. Contente-se em saber que você é genial. Não precisa avisar o mundo. Um dia ele perceberá. Só ex-BBB faz isso.

4) Ok, twitter é pra falar o que você está fazendo no momento, mas não leve isto tão a sério.

5) Não narre jogo de futebol. Mesmo porque se você é tão fã, tá fazendo o que no Twitter? Este item também pode ser extendido pra BBB e novelas (que eu não obedeço, claro).

6) Responda às pessoas. Não deixa o maluco no vácuo que é feio. Geral tá vendo.

7) Não anuncie DM (Direct Messages). Vai e manda. Se não parece que você só quer deixar todo mundo curioso. "Ai, vou te mandar uma DM". Como diria Dourado: seje homem.

8) Não anuncie unfolow. Vai e dá. No máximo, se quiser encher muito o saco da pessoa, diz: "fui @cuzaodemerda, e tô te bloqueando". E fim de papo. Claro, se você quiser cortar o sujeito mesmo. Da mesma forma não dá de Elenita e diz: "vou sair!" pra depois ficar. Vai sair, sai.

9) Eu sei que é difícil separar, mas não é porque a pessoa te dou unfolow que ela não gosta de você. Ela apenas não gosta da forma com que você se expressa no twitter. Ou não é porque você tá seguindo ela que ela precisa te seguir - ok, tenho problemas com este último, ainda mais se for alguém conhecido, já dei unfolow em gente que não me seguiu depois de eu ter seguido #criançona.

10) Trancar twitter é o fim. Não sabe brincar, não desce pro play. Não guenta, bebe leite. Passarinho que come prego sabe o cu que tem e todos estes ditados. Isto vale também pro orkut, mas, infelizmente, eu tive que trancar o meu pra fugir de aluno.

11) (mas não eram 10? Eram. Mas lembrei de uma boa): não linke todas as suas redes sociais do universo ao Twitter, se não você entra na categoria mais de seis twits seguidos.

12) Esta regra deveria ser pra todas as redes sociais e pra tudo na vida, mas infelizmente é a mais difícil de ser seguida: não use estas ferramentas pra se exibir, de que forma for. Não exiba posição social, poder aquisitivo, relações de poder ou seja lá o que for. Esta realmente é muito difícil porque a vaidade é um dos maiores problemas do mundo.

Claro que você pode me mandar tomar no cu e criar as suas próprias regras, mas taí o que eu acho. Ainda que eu nem sempre as siga.

8 comentários:

Flavia Oliveira disse...

Adorei as regras e concordo com todas, apesar de não seguir algumas...rs

Bjs!

Flavia Oliveira disse...

Ah, faltou dizer que sempre que for responder alguém, deixar o @username na frase pq senão aparece na timeline de todo mundo. Tem gente que bota pontinho antes do @ para enganar o twitter e aí geral lê a resposta.

Eu disse...

Eu adooooooooro qd você fica "povão" Carrie! Te acho a sofisticação e fineza em pessoa, e amo, mas as postagens estilo "pra nóis" são o máximo, rsrsrs

Carrie, a Estranha disse...

Flávia,

Ah, mas eu tb não sigo todas. Normal. Mas acho q deveria.

Carmen,

Jura? Eu sou praticamente um caminhoneiro. Mas, obrigada.

Bjs

Nayara disse...

Sim, Carrie...vc é toda trabalhada na finesse! kkkkkkkkkk

Sobre o twitter..acabei deixando ele meio de lado... até me esqueço de ir lá...140 caracteres têm efeito claustrofóbico em mim...rs. prefiro os blogs...e agora que descobri o tumblr...ahhh...outra coisa! kkkkkkkkkk

Carrie, a Estranha disse...

Bracho,

O q é o tumblr?

Ila Fox disse...

E-mail de coisinhas engraçadinhas eu deleto sem dó. Nem me dou o trabalho de ler. ;-)

Atitude: substantivo feminino. disse...

Vagando pelo pai google parei aqui e me deparei com essas regras!
Tô passando mal de rir!!!
Cara, elas servem para o facebook, orkut e as outras 184783635 mil redes de relacionamento que existem.
É isso aí, já tô seguindo! Muito bom!!!
Aliás, sempre tive vontade de me comunicar com Carry ; )
Também sou estranha!
B-jou!