quarta-feira, abril 28, 2010

2012 facts

Como vocês sabem, eu sou absolutamente fascinada por religiões estranhas – e vamu combiná que toda religião é estranha, né? Mas essas subreligiões, subseitas, me fascinam a ponto que eu nem sei dizer.







Por exemplo, aqui em Gotham existe uma Igreja chamada Igreja Alternativa – Turn Around 180º, cujo slogan é “proibida a entrada de pessoas perfeitas”*. Eu juro que eu ainda vou a um culto. Eu só estou tentando convencer alguém a ir comigo, pois eu tenho medo de que os caras me dêem substâncias alucinógenas – eu tenho PAVOR, eu disse PAVOR de drogas alucinógenas. Também tenho medo de encontrar alguém conhecido – afinal, cidade pequena é foda.







Mas a minha mais nova descoberta tem sido a Igreja Bola de Neve. Primeiro eu achei que fosse piada. Afinal, ninguém em sã consciência batizaria uma Igreja com o nome de Bola de Neve. Ainda mais no Brasil onde a gente não tem neve. Me lembrou aquela personagem do Maupassant, o Bola de Sebo (arc! Tenho nojinho desse nome). Mas depois de ver que a Igreja é freqüentada por Regininha Poltergeist, pela Daniele Winitis e pelo Rodolfo ex-Raimundos eu larguei mão de entender a lógica da coisa. Afinal. Né? Dispensa explicações.







Mas o site da parada é algo assustador. Parece uma propaganda da Atol das Rocas ou qualquer outra marca de surfwear dos anos 90. Você fica meio tonto tentando clicar na plaquinha Planting Churchs throughout the world. Aliás, não entendi o porquê de tantas frase em inglês. Bola de Neve Church. Tudo bem que é uma parada meio Barra da Tijuca Way of Life, mas...bons tempos em que as igrejas se chamavam Jesus Cristo dos Últimos Dias ou Adventista do Sétimo Dia.







Juro que tava no meio desse texto quando, fuçando no site, me deparei com este trecho, sobre a história da Igreja. Por favor, leia isto até o final, pois minhas palavras não são suficientes para descrever o choque, espanto e horror. Empresário de surfwear? Tá explicado. E vendo as sedes eu descubro que o único lugar onde tem sede no o Rio é...na Barra!







Cara, eu não sou contra religiões, em geral. Mas, tem umas que fica difícil levar a sério. Desconfie, amigo leitor. Desconfie de Igrejas nascidas há menos de 100 anos, que te pedem dinheiro, cujos pastores tiveram revelações depois de um tête a tête direto com Deus, cujos pastores(as) são acusados de remessa de dinheiro ilegal pro exterior e, principalmente igrejas freqüentadas por subcelebridades que outrora fizeram filmes pornôs. Me desculpem, posso estar sendo preconceituosa, mas não posso acreditar que uma Igreja dessas seja séria.







A filosofia é um misto de cristianismo new age pop californiano barratijuquense, onde trechos da bíblia são mesclados às palavras do pastor. Tudo isso com uma galera da pesada curtindo loucas aventuras.







Não pode, gente. Não pode. Cadê o Vaticano que não intervém? Cadê o Bin Laden quando a gente mais precisa dele?











Falando sério, agora: é muito desespero, gente. É muita gente perdida. É muita falta de estudo, de educação, de família e amigos. Como diria meu sábio pai, é a falta de um primário bem feito. A maioria dos problemas se resume a falta de um primário bem feito.







Você conhece Igrejas estranhas na sua cidade? Fotografe e mande pra gente: carriewhiteaestranha@yahoo.com.br. Ou, se tiver site, indique.







* Descobri que o slogan “Proibida a entrada de pessoas perfeitas” é, na verdade um livro, de um cara chamado John Burke. Confira o resumo do Submarino: 

Como receber pessoas "imperfeitas" na igreja?



O que têm em comum um budista, um casal de motoqueiros, um ativista dos direitos homossexuais, um nômade, um engenheiro, um muçulmano, uma jovem mãe solteira, um judeu, um casal que vive junto sem ser casado e um ateu?



Escrito para pastores, líderes e todos os interessados em ampliar o impacto exercido pela Igreja, Proibida a entrada de pessoas perfeitas mostra como criar a cultura do tipo "venha como você está", auxiliando na difícil tarefa de construir uma ponte sobre o abismo existente entre a igreja e o mundo pós-moderno.



Atual e relevante, esta obra essencial apresenta caminhos para derrubar as barreiras que afastam as novas gerações do amor de Deus. Burke lembra que Deus continua utilizando o mesmo método usado em todas as gerações: institui sua igreja contando com pessoas imperfeitas, em situações aparentemente sem esperança. Ninguém está tão longe ou perdido que Deus não o possa alcançar!







Ok, os outros eu até consigo entender, mas por que diabos ser engenheiro é pecado?

16 comentários:

Carla Sena disse...

Já tentaram me converter um zilhão de vezes e por um monte de coisas mas por ser engenheira!?!? Acode, eu, hein! Essa modalidade é nova.

Ah, por falar em religiões estranhas, o Pastor Gaveta continua abalando Goiânia e manda lembranças!

Ila Fox disse...

Desconfie de qualquer religião viu, não só as com menos de 100 anos, hohoho. ;-)

Não é a toa que não sigo nenhuma. Não dá para confiar numa coisa feita pelos homens...

Alê disse...

Oi Carrie, tudo bem?

Em primeiro lugar quero lhe dizer que essa semana lhe escrevo com calma, pois está corrido.

E você está melhor da rinite?

Bom, vamos à religião Bola de Neve: minah família freqüenta a igreja Renascer e a Bola de Neve.

Na igreja Bola de Neve, o púlpito (que é o lugar ed pregação onde fica o pastor), possui uma prancha de surf (que fica na horizontal), para que a bíblia seja apoiada nela.

Sabe uma mesa-prancha?

Então é mais ou menos isso.

Eu já freqüentei vários cultos evangélivos, porque vou emr espeito à minha família, porém, já fui quase exorcizada num culto batizada à força, num culto evangélico que minha mãe compareceu, pois era um encontro "entre os irmãos da fé, escolhidos por Jesus".

Soa até estranho eu dizer que vou em respeito à minha família, mas é verdade mesmo.

Já passei por cada uma nas igrejas por não ser evangélica e minha mãe sempre diz que sou a vergonha da família, mesmo sendo filha dela.

Normal.

As pessoas perfeitas para eles são os que já se converteram.

Dava para escrever tanta experiência que já passei nas igrejas.

Quanto ao ateísmo que eles abominam, tenho um grande amigo que é ateu e esses dias, ao conversar com ele, soube que até entre os ateus ele sofreu discriminação por ter uma amiga espírita.

Ele tem a mente bem aberta e lembro-me que ao informá-lo que era espírita, a resposta que tive foi:

- Puxa, teremos mais assuntos para conversar.

É engraçado, porque nas livrarias ele me traz livros espíritas e eu procuro
Carl Sagan e Darwin.

E, assim seguimos em conversa por um longo tempo.

Aliás, foi através dele que aprendi muita coisa sobre Carl Sagan.

Mas, nas igrejas evangélicas é assim Carrie: antes de sua conversão você é uma pessoa do mundo e após você foi banhado no sangue do Cordeiro e está livre de todos os pecados e perdoado.

Basicamente, o que se prega é isso nos cultos.

Tudo é uma questão de mente, porque há um pastor evangélico Nehemias Marien que aceita todas as religiões e há uma briga enorme entre o meio evangélico por causa disso.

A Bola de Neve só possui essa sede no Rio, porque ela começou em São Paulo lá pelos anos 90.

Eu não acessei o site, mas a história basicamente é essa. Ela é muito conhecida em São Paulo, e, acredito que agora ela está se expandindo.

Olha, isso é só o começo.

Beijos

Alê

Ila Fox disse...

Ué, parece que eu tinha feito um comentário que não tá aqui... seria uma conspiração das igrejas?? hehe :-P

Ila Fox disse...

Ahhh tá, esqueci que tinha moderação *Ila a lerda e loira* X__X

Anônimo disse...

O engenheiro deve ser o Scofield de Prison Break. :)

Concordo com a sua reflexão.

bel seslaf disse...

Ó um link de presente procê: http://tinyurl.com/yleacdg
São nomes de igrejas protestantes no Brasil. Tem uns de rolar de rir.

Bopla já escreveu sobre a Bola de Neve:
http://tinyurl.com/25wv44z
http://tinyurl.com/28rx47g
O primeiro post é de 2004, e quatro anos depois ainda tinha fiel baixando na caixa de comentários pra criticar ele. Prepare-se.

bel seslaf disse...

Oxe, meu comentário sumiu nas brumas da internetz. Era mais ou menos assim:

Um link de presente procê, com nomes de igrejas protestantes no Brasil - http://tinyurl.com/yleacdg

E dois posts que Bopla escreveu sobre a Bola de Neve -
http://tinyurl.com/25wv44z
http://tinyurl.com/28rx47g

O primeiro é de 2004 e quatro anos depois ainda tinha fiel da Bola entrando pra criticar. Portanto, prepare-se.

trinity disse...

Ai Carrie eu AMO seus post sobre religião.
A Bola de Neve não tem na cidade que resido, mas tem na cidade onde trabalho, vou tentar fotografar.
O prédio fica próximo a via dutra quase ao lado de um motel. Eles mudaram de sede a pouco tempo, para este local bem maior. Quando está ocorrendo culto as luzes ficam quase todas apagadas com aparência de balada.

Docinho de abacaxi disse...

Sabe qdo vc ri de chorar? Então... Consegui conter o riso mas não as lágrimas.
No meio da tarde.
No trabalho.
Os pessoal tudo olhando pra minha cara...
Fiquei com vergonha de explicar. Agora pensam que eu sou louca.
Me trouxeram até àgua com açúcar!

***GrAzI disse...

Bola de Neve Church???? O que mais falta???
Vou fazer a minha plaquinha de "O fim está próximo" e ficar ali na esquina!! Rsrs

Carrie, a Estranha disse...

Carla,

Pois é. Todos os outros eu consigo entender, apesar de não concordar. Mas engenheiro? Uma profissão tão certinha!

Bel e Ila,

Os comentários de vcs não sumiram em momento algum. Foi a moderação q foi ativada - como a Ila percebeu depois - e eu demorei a moderar porque fiquei sem net ontem.

Vou dar uma olhada nos links, bel. Obrigada. :)

Alê, meu anjo,

Vc realmente é uma pessoa muito tolerante. Aguentar todas essas Igrejas, mesmo depois de tentarem te batizar e exorcizar? Nossa. Eu não teria tanta paciência.

Trinity,

Eu sempre te pergunto e vc nunca me responde...onde vc mora? Só curiosidade mesmo.

Docinho,

Tá trabalhando onde, doida? nem me falou nada.

Grazi,

Vou do seu lado tocando um sininho, pode?

trinity disse...

Desculpa Carrie, eu moro em Pindamonhangaba!

mel disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhh

meu deus! ainda bem que é sexta fiera, tenho o fds inteiro para digerir tudo isso!!!


um beijo enorme

mel disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhh

meu deus! ainda bem que é sexta fiera, tenho o fds inteiro para digerir tudo isso!!!


um beijo enorme

Marcelo Carahyba disse...

Olá, Carrie!

Achei seu blog através de um amigo. Já li alguns posts seus falando da vida de professora. (Que barra hein? Pretendo ser professor universitário um dia, é bom ir me preparando!) Estou me divertindo bastante por aqui e ainda mais agora que vi este post sobre religião! hahaha

Bom, vc agora tem um teólogo agnóstico te seguindo ok? Vou aproveitar e te dar uma dica de religião estranha, caso não conheça: "Cientologia" e "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias". Conhece o desenho South Park? Então, existem dois capítulos específicos que falam sobre essas duas religiões. E, sinceramente, eles não inventam nada! Tudo nesses capítulos corresponde ao sistema de crenças deles. É humor garantido.

South Park S07E12 - All About Mormons

South Park S09E12 - What Scientologist Actually Believe

Abraço!