quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Cinzas

Um bom dia para lembrar que do pó viemos, ao pó voltaremos. Quer dizer, não que eu precise que alguém me lembre disso. Busco sempre essa certeza dentro de mim. Nas melhores e piores horas.
Enraçado como há anos não frequentando a Igreja e sem realizar os ritos católicos, não consigo comer carne na quarta feira de cinzas nem na sexta feira da Paixão. E se esqueço e como algum pedaço sem querer, me sinto mal. Não que seja um grande sacrifício para mim ficar sem carne, já que não faço muita questão.
Engraçado como certas práticas culturais se fixam como ferro em brasa em nossa carne, mesmo que o sentido original já tenha se perdido.

4 comentários:

trinity disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
trinity disse...

Eu achava q era a única que fiquei com essas raízes.
Hoje fui almoçar no shopping para vir trabalhar e pensando em no máximo comer um peixinho porém ainda estava fechado e acabei indo no Frans Café e pedi inúmeros lanches, mas estava em falta (houve uma queda de energia e boa parte tinha estragado, já que os lanches vem pronto p/ a franquia), aí pedi o que tinha, e vinha uma fatia de presunto, depois que comi que lembrei me sinto mal a tarde toda.

nervocalm disse...

Por que não pode comer carne na quarta-feira de cinzas? Essa, pra mim, é novidade. Achava que era só na sexta-feira santa.

Carrie, a Estranha disse...

Trinity,

Meu pai, q foi o maior católico q conheci, dizia: Deus não usa relógio. Não é isso q nos faz mais perto ou menos Dele.


Bel,

Porque, segundo o catolicismo, encerrou-se a festa da carne e é o momento preparatório para a Páscoa (que existia antes de Cristo, depois q tomou essa conotação toda da morte dele e tal). É a Quaresma, momento de reflexão e retiro espiritual. Daí as pessoas fazem jejum ou se abstém de carne ou álcool. O "certo" (os mais radicais ou os mais antigos) seria não comer carne a Quaresma toda, mas simboliza-se não comendo no seu primeiro dia. Mas eu tenho, por ex, amigos que não bebem na Quaresma. Em Andrelândia tem gente que não come carne a Quaresma toda. Ou, como as minhas tias, não comem carne às sextas da Quaresma. Ou a ex-empregada aqui de casa q não comia carne na sexta e quarta da Quaresma. Bem-vinda ao mundo barroco mineiro!

Por que qurenta dias? Cito:"Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer". (daqui: http://www.auxiliadora.org.br/quaresma.htm).

No mesmo local:

"Ainda é costume jejuar durante este tempo?

Sim, ainda é costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.

Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.

O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado".

Antes as religões pagãs imolavam cordeiros. O catolicismo passou a imolar os próprios católicos. ;)