sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Às cozinheiras...

Alguém sabe como preparar cogumelos shitake? Quer dizer, não precisa ser uma receita super elaborada, não. É que eu sempre como feito por alguém que não eu. Comprei pela primeira vez essa semana. E...tipo...eles são gigantes, cara! Parece que eu estou dentro de Alice no País das Maravilhas depois que ela tomou o chá que diminui de tamanho! Eu corto eles em fatias pequenas? Mas queria saber se tem alguma manha, botar de molho, sei lá.

Adoro. E são zero ponto no VP. Vou preparar com quase nada de óleo. Sigo firme e forte desde segunda (sim, eu comecei uma dieta segunda feira de Carnaval. É, eu sei que eu sou estranha). Dei uma diminuída antes, fui me preparando psicologicamente e agora entrei com tudo (ui).

Em tempo: Vocês sabiam que o cogumelo shitake tem quase a mesma quantidade de proteínas do que um bife? Ótima opção vegan.

8 comentários:

tak disse...

Ah! Meu pai chegou a cultivar shiitake no sítio dele por hobby, então é uma coisa que nunca faltou em casa! Bom, se voce comprou o tipo seco, primeiro tem que colocar de molho pra hidratar, tipo como se faz com o Funghi Secci. Depois me lembro que minha mãe cortava em tiras e passava na frigideira com um pouco de manteiga e depois molho shoyu com um pouquinho de sakê. (Esta receita dá pra fazer com shimeji tb!). Outra forma que me recordo era ensopado, dentro do missoshiro. Mas aí são mais as receitas de minha família japa mesmo. Sei que tem gente que prepara com massas, ou faz ensopados mais tradicionais. Não tive oportunidade de prová-las...

Carrie, a Estranha disse...

Não, eu comprei fresco.

Eu disse...

Meu Deus...vc não tinha nada mais prático pra comprar não???? rs

nervocalm disse...

Poxa, queria poder ajudar, mas cogumelo no me gusta, nunca preparei.

Idéia? Vai no YouTube, digita shiitake + recipe ou shiitake + preparing. Sempre tem vídeo de gente preparando comida, e fica mais fácil aprender com esse auxílio visual.

Você pode tentar essa busca em português também, e no Google também.

Anônimo disse...

Carrie, olhe, emagreci doze quilos apenas cortando algumas coisas engordativas, tipo batata e massas. Mas aprendi a comer arroz integral, saladas verdes e e me dou ao luxo de comer um pãozinho francês (aqui chamam pão de trigo) todos os dias. Nada muito elaborado nem difícil, coisinhas simples e gostosas. Minha taxa de glicemia baixou de 240 para 90, já perdi doze quilos e pretendo perder mais cinco. É só não ter
pressa. Vai com calma e vc chega lá.
Beijos
Alice

Amana disse...

Comi feito na chapa (ou frigideira teflon) com shoyo, apenas. Como não fui eu quem fez, não sei te garantir se tem alguma outra coisa... mas vi que é simples assim.

Ah!!!!!!!!! Não acho fácil aqui, mas o melhor risoto que comi nos EUA (e fui eu que fiz) foi de porcini, outro cogumelo. Acho q vc comeu no navio, não foi? AMO!

bjss

PS: minhas irmãs saíram com 15 amigas de pin ups no Boitatá, domingo de carnaval. Superproduções!!! Vou pegar umas fotos com elas e te mando - o melhor foi o povo achando que eram Amy Winehouses... hihihi

Anônimo disse...

Carrie,
o que eu sei é q os gigantes Portabella tem a mesma quantidade de proteina q um bife... Shiitakes normalmente são de tamanho médio... nunca gigantes. Tem certeza q são shiitakes mesmo os q vc comprou? Enfim, mas minha receita prá qualquer tipo (menos champignon) é a mesma: um tico de manteiga, mas se vc não quiser usar manteiga (q é uma delícia!!!) "frita" com água mesmo... um pouco de água, talvez um pouco de salsinha picada se vc quiser e depois q eles estiverem "cozidos" coloca Shoyu e deixa refogar por uns poucos minutos. Não precisa colocar sal porque o shoyu já tem, né?
That's all... Como os seus cogumelos são grandes, vc pode cortá-lo em fatias sim... Experimenta essa receita com shimeji tb... aiaiaiaiaiai... é bom demais.
Boa sorte!
Conta depois como ficou...
bijim

raq disse...

oi, vc já deve ter comido o shitake mas minha mãe faz um ótimo. é o seguinte: limpa o cogumelo e tira o cabinho. corta o chapéu em tiras. num pedaço de papel alumínio coloca o cogumelo, um dente de alho inteiro, um pouco de vinho branco, um pouco de shoyu, um pouco de azeite e uma pitada de pimenta do reino. fecha o papel alumínio fazendo um pacotinho bem fechado (enrola as beiradas, sabe?). coloca no forno já bem quente uns 10 a 15 min. até que vc olhe e veja que já tem vapor dentro do pacotinho.
ela faz um bobó de shitake que é muito, mas muito bom mesmo, mas é um pouco mais elaborado.