quarta-feira, dezembro 09, 2009

Grandes verdades da humanidade III




Estou sabendo tudo sobre a vida dos taxistas em Gotham City. É que eu ainda não estou dirigindo sozinha, então sempre volto de táxi do trabalho (menos segundas e quintas que eu tenho carona de Formiga Irmã). Pego sempre os mesmos táxis, do mesmo ponto, logo já entro no carro e nem digo pra onde vou – eles já sabem. Não tem ônibus que chegue até meu bairro e de noite as ruas são desertas e escuras, então não me resta outra alternativa – sem contar que o que eu gasto de táxi dá o que eu pagava de ônibus pra ir a Barra quando eu dava aulas na Esculacho de Sá (e a hora aula é a mesma), so...

Mas, então. Tem três motoristas que eu pego mais (no bom sentido): um gente boa, mas na dele, fisionomia meio de índio boliviano; um mala sem loção que já falou que minha voz é idêntica a da Ana Carolina, perguntou quanto eu pagava de IPTU e pra que curso eu dou aula – se ele perguntasse se eu era casada já tava planejando responder: “siiim! E meu marido é puliça!”. Mas, continuando. O que eu mais gosto de conversar é um terceiro que é simpático, porém não muito entrão. Ele tem tatuado no braço o nome da esposa – que, por sinal, tem o mesmo nome que eu – bem estilo tatoo de xilindró. Sempre me deseja “bom descanso”. Adoro gente que deseja “bom descanso”! Eu me sinto tão...proletária! Me sinto cidadã responsável, cumpridora de minhas obrigações, sócia do Lyons Club e que tem direito a um “bom descanso” depois do silvisso. Toda vez que desejo “pro senhor também” ele me fala que vai passar a noite trabalhando.

Eis que em uma dessas voltas ele me contou que uma vaga em uma cooperativa de táxi em Gotham custa 140 mil em média. Explico: em Gotham não existe táxi de rua. Todos taxista tem que ser vinculado a uma cooperativa ou ter vaga em um ponto (agora fico me perguntando se no Rio eles não precisam estar, pelo menos, vinculados a um ponto...alguém sabe?). 140 mil!!! Isso na cooperativa ban-ban-ban. Em outras cai pra 20 ou 30 mil. Como pode uma coisa dessas? Tanta diferença entre cooperativas? Que coisa! Esse taxista meu “amigo” aluga a vaga e o carro. O sonho dele é comprar o táxi dele (ano que vem talvez consiga).


Hoje ele destruiu mais um mito sobre os táxis pra mim: o de que dia de chuva é bom pra taxista. “Em termos” – disse ele. “Se tem um evento na cidade e cai um pé dágua no meio é bom. Agora se cai antes, aí é péssimo. Ninguém sai de casa. Táxi é que nem jogo. Tudo depende de sorte. Tem dias que você ganha, em outros perde”.

Pensei em dizer que tudo – absolutamente tudo – na vida é sorte, que vida acadêmica também é sorte e que o imponderável ronda todos nós em todos os momentos, mas calei-me.

6 comentários:

Bia disse...

140 mil???????? Não é possível, Carrie, que absurdo! Gente, nem uma autonomia custa isso. Aqui no Rio eles não precisam estar vinculados a nenhum ponto não, mas uma vaga, por exemplo, no aeroporto custa uns 20 mil. Será q 140 mil não é a autonomia+cooperativa (mais o carro? hahaha. to brincando)?

Ila Fox disse...

Além do carro o cara tem que pagar tudo isso pra cooperativa? ou o carro é a cooperativa que "libera"? :-/

Puxa, do jeito que eu odeio dirigir, ia odia ser taxista.

Aqui em BH tenho encontrado uns taxistas mais perdidos que eu. Onde já se viu um taxista não conhecer as ruas? e nem estou falando de ruas obscuras do outro lado da cidade não! falo de ruas a menos de 3 quarteirões de onde fica o ponto deles! É a mesma coisa que ensinar uma matéria sem saber, acho meio que o cumulo. Odeio quando o taxista fica perdido, me nego a pagar o total no fim da corrida.

Carrie, a Estranha disse...

Bia,

O q é uma autonomia? Bom, ele me disse de um colega q pagou 150 mil por tudo, inclusive o carro. Mesmo assim é muita coisa. Não sai por menos de 100 mil uma vaga nessa cooperativa X. Sério! O q me chocou é q em outras cooperativas, tão boas qto, a vaga sai por 20, 30 mil. Fiquei pensando se o lucro dessa cooperativa X é absurdamente maior pra compensar esse investimento. E é verdade pq uma outra amiga ouviu a mesma história de outro taxista (foi até por isso q eu puxei o assunto com esse taxista, pra confirmar o q ela havia me dito).

Ila,

Pois é, pelo q eu entendi ainda tem o carro.

Karine disse...

Amiga, tudo bem que pegar taxi está sendo vantajoso e bla bla ... mas você não acha que já está na hora de dirigir sozinha? Se quiser te dou uma forcinha no final de semana... srsrsrsrs

Carrie, a Estranha disse...

Karine,

Sim, eu estou no processo de renovação de carteira. Paguei tudo, fiz exames, mas descobri q preciso refazer o exame de computador. Enfim.

Obrigada pelo oferecimento! Mas a gente não consegue nem se encontrar, vai conseguir treinar direção? Rsrsrs

Natália disse...

Táxi deve ser barato aí na sua cidade, pq aqui em Sampa, é "os olhos da cara"! Só pego em EXTREMA URGÊNCIA, pq qualquer voltinha dá 50,00.