sábado, julho 25, 2009

Banca do Hélio FFLCH USP - fujam


Tô muito puta com uma compra que eu fiz no Estante Virtual. Amo o site, não tenho nada contra e queria deixar claro que a culpa não é deles – mas vai passar a ser caso não expulsem o livreiro em questão. Pra quem não conhece, o Estante Virtual, nas palavras dos caras, é “um mecanismo de busca que procura seu livro simultaneamente nos acervos de dezenas de sebos e livreiros e ainda de centenas de internautas!”. Na prática: é um site que centraliza os sebos do Brasil todo e você procura tudo junto. Eu posso dizer porque eu compro livro nos caras há uns três anos. Nunca tive problemas com nenhum livreiro. Você entra lá, procura seu livro, compra, a estante virtual confirma, o vendedor entra em contato com você, te informa os dados pro pagamento, você paga, confirma com eles que pagou e o livro chega na sua casa no tempo que você combinou (você pode pedir opção sedex) e no estado que foi dito (se o livro está muito velho, com manchas, ou semi-novo). Eles vendem muitos livros novinhos. É a melhor opção pra quem mora em cidades que não tem livrarias ou, no meu caso, em cidade cujas livrarias nunca têm o que você quer e pra encomendar você precisa pagar adiantado e esperar um mês. Eles entregam em qualquer lugar do Brasil. Até pra quem mora em cidade com muitas opções de livraria é uma alternativa melhor porque os preços são realmente muito baratos, os livros são muitos bons e você acha simplesmente de tudo, sem ter o trabalho de sair da sua casa.

Pois bem. Dia 02/07 fiz uma compra de quatro livros. Todos de sebo de SP. Três chegaram na semana seguinte. Apenas um, que eu comprei num sebo chamado Banca do Helio FFLCH USP, não chegou até hoje. Já não gostei porque os caras foram os últimos a me contatar (quando a pessoa já é lenta até pra vender você já imagina que seja lenta pra entregar também) e me deram a opção de pagamento apenas na Caixa Econômica ou depósito em casa lotérica. Sempre opto por sebos que tem pagamento no Banco do Brasil porque é onde eu tenho conta e daí não preciso pagar doc. Já fiquei puta com isso, mas tudo bem. Paguei, certinho, enviei o comprovante e eles me responderam dizendo que estariam enviando em breve e mandariam o número para rastreamento da encomenda. Tô até hoje esperando o livro, a confirmação e o número. Mandei dois e-mails pra eles e até agora nada.

Entrei no site e os classifiquei como “insatisfatórios” (e também entrei no fórum, mandei e-mails pra eles). Aí comecei a ler as avaliações que eles costumam receber e todas eram ruins ou insatisfatórias. Sempre gente reclamando da mesma coisa: o cara some, não dá sinal de vida e o livro não chega ou chega muito tempo depois.

Você, caro amigo(a) leitor(a) paulistano(a) estuda na USP, mora perto da USP, passa perto da USP? Então, quando você for lá procure a Banca do Hélio da FFLCH e diga que tem uma pessoa querendo bater neles. E não compre livros dos caras. Eles não fazem serviço direito.


Depois dessa eu aprendi: nunca compre sem antes ver a opinião dos leitores sobre o sebo em questão. Você faz isso indo na opção “sebos e livreiros”, clicando no estado de onde é o sebo e depois indo, por ordem alfabética, ao sebo em questão. Se tem um monte de gente falando mal do cara, não vale à pena pagar pra ver. Mesmo porque quase sempre tem outros sebos vendendo o mesmo livro. Às vezes compensa pagar um pouco mais e não ter dor de cabeça.

E se você, assim como eu, entra e compra um monte de livros, sempre guarde todos os e-mails e anote quais livros você comprou em quais sebos. Porque você recebe um monte de e-mails: da Estante Virtual e do sebo em questão. No final das quantas, você não sabe qual livro comprou onde. Na hora de reclamar isso faz diferença. E quando começa a chegar um monte pelo correio você às vezes esquece qual ficou faltando.

3 comentários:

Ila Fox disse...

Vixi, gente enrolada é uma m...

Realmente Carrie, vc marcou bobeira, deveria ter conferido a idoneidade do cara antes. :-(

Eu sou meio jacu neste ponto, dá para contar nos dedos as vezes que comprei na internet, morro de medo de golpe. nhé.

Karen disse...

Ai, devia ter lido seu post antes... Também fiz uma compra com eles e nada, fui procurar o livreiro na Estante e ele sumiu do site!

E aí, que fim teve essa história? O dinheiro foi devolvido ou o livro apareceu algum dia?

Se passar pela Usp no futuro eu bato neles por você e por mim! :)

Abraços!

Anônimo disse...

Esse cara ainda vende livros na FFLCH, vai lá um dia e reivindique o que é seu!!!