terça-feira, abril 08, 2008

Chamando todos os carros

Pessoas,


Precisamos resolver o próximo livro do Clube do Livro. Pela lógica, eu sugeriria os outros livros que entraram na outra votação – Crime e Castigo; Guerra e Paz, Virgínia Woolf; Joyce; Guimarães Rosa; Rachel de Queirós; Saramago; Balzac...mas dado ao trauma que rolou com os russos, acharia melhor pegarmos uma coisinha mais light – lembrando que a proposta do clube é ler clássicos (sem perguntas elaboradas do que “o que é um clássico”). Só pra relembrar,
aqui está o post com as “regrinhas” do clubinho – e eu gosto de falar tudo no diminutivo; também já disse que eu queria ter fantasias e tomar chá enquanto discutiríamos os livros, que nem a Susie Derkins, amiguinha do Calvin (eu e meus coelhinhos) e fazer leituras dramatizadas...talvez eu deva me associar a um grupinho do Harry Potter. Ou o Clube do Livro da Ophra Winfrey. Eu sou o pior tipo de nerd: aquele que só saiu do armário na fase adulta! Ai, ai...

Mas então. Aos interessados, manifestem-se.

Estou quase no final de A montanha mágica, do Thomas Mann. Estou amando, mas não acho que seja uma boa para o clubinho. Um tijolaço de quase 1000 páginas...viagens sobre filosofia, dilemas da modernidade, psicanálise, reflexões sobre doença/saúde...enfim, a galera vai chiar que “não acontece nada” – e não acontece mesmo; o cara só fica lá no sanatório, curando da tuberculose – e eu me identifico totalmente com toda a atmosfera. Ainda mais depois de ter estado na Áustria (humm...tá boa, santa? Te mete!).

Um livro razoável, no sentido de tramanho e densidade, é Madame Bovary, do Flaubert ou A mulher de trinta anos, de Balzac. Eu já li os dois, mas...paciência. Se é para o bem do clubinho, eu leio de novo. Outro que eu também já li é O retrato de Dorian Gray, do Oscar Wilde, mas acharia uma boa opção, também.

12 comentários:

Sérgio Mayor de Andrade disse...

A Montanha Mágica eu tenho medo de ler, é bem grande. LOL!
Do Mann, Morte em Veneza é lindo, muito lindo!
De Flaubert, melhor que Bovary é A Educação Sentimental.
Emile Zola dizia que Eça era bem melhor que Flaubert, a propósito.
Dorian Gray...para mim é uma das obras fundamentais do mundo, e o bom velho Oscar é para mim o maior escritor das Ilhas.
Se bem que há tempos fiquei revoltado, já que contaram que viram um filme sobre o Dorian Gray em que o Basil era uma mulher, para retirar o aspecto gay da obra e diminuir o "escândalo". Xenofobia à parte, isso só podia ser coisa de americanos. Ao fazer de Basil uma mulher mataram o espírito da obra, e de certeza que o pobre Oscar deve dar voltas na tumba.

Unknown disse...

Dando pitaco onde eu não fui chamada, O retrato de Dorian Gray é interessante, e Orgulho e Preconceito (que é um livro completamente mulherzinha, mas um clássico) é muito bom, e é fácil de ler depois de um russo....
Como eu faço para participar do clube?

Unknown disse...

rá, eu não tinha lido as regras, já achei :)

Camille disse...

Eu voto em O retrato de Dorian Gray!!!

Eu comprei Ana Karenina, e comecei a ler, mas ficou dificil pq é um "tijolão" dificil de carregar na bolsa (e minha bolsa já carrega TANTA coisa!), e geralmente meu tempo pra ler é no onibus e no horario de almoço. Daí faltou foi TEMPO pra ler o livro. Mas eu ainda estou lendo. E estou gostando. Só nao deu pra ler no prazo do clubinho, infelizmente.

Carrie, a Estranha disse...

Sergy,

Sim, gostei de morte em Veneza. A educação Sentimental eu tenho, mas nunca li. Tenho vontade.

Então, por enquanto, Dorian tá ganhando...vamos esperar mais pessoas.

Sim, Maria! Seja bem-vinda. Junte-se aos bons! Vamos todos juntos para parecermos muitos!

Bjs

Bárbara Anaissi disse...

eu desisti mesmo do ana karenina e abandonei o clube... voto no balzac. bjs

Anônimo disse...

eu já li o retrato de dorian gray, mas tem tanto tempo q leria d enovo tranqüilamente!
confesso q me interesso pela literatura francesa tb, pois li quase nada dela...
orgulho e preconceito achei chatinho... já tentei ler algumas vezes e sempre desisti. engraçado q eu acho o filme legal, mas o livro... nhé...
bjs

Ju disse...

Voto em qualquer um dos 3 do último parágrafo.

Anne disse...

Boa Tarde!
Como eu disse a Rosi, estou interessada em atualizar minhas leituras, meu voto seria para "O retrato de Dorian Gray, do Oscar Wilde, sempre tive curiosidades sobre esse livro, então quando decidirem estarei atenta.

Alvaro disse...

Oi, Carrie!
Apesar de ter sido totalmente relapso na Anna Karenina, voto no Oscar Wilde!
Beijo, do
Alvaro

Unknown disse...

Eu já li os 3, inclusive reli o dorian recentemente. aliás, agora que reli que entendi de verdade, rsrsrs.
Na adolescencia acho que eu não tinha sacado muita coisa.
Tem dois livros que eu já tentei ler e não consigo passar da segunda parte. E olha que eu leio bula de remédio. Não que não sejam bons, são ótimos, magistrais, maravilhosos. eu não sei o que me dá, mas não consigo terminar Moby Dick e Dom Quixote. Tudo bem, são enormes, mas já li coisa maior.

Um que é legal pra discutir é Orlando, da Virgnina Wolf, já leu?

Sérgio Mayor de Andrade disse...

Orlando li há poucos dias e adorei.