quinta-feira, dezembro 06, 2007

Clube do Livro - Frequently Asked Questions (FAQ)


Após uma adesão maciça ao nosso grupelho de leituras (umas dez pessoas de todo o país e exterior), vim a público, esclarecer algumas dúvidas:


1) O que é?


Um grupinho de leitura. Grupelho. Clube. Amantes de livros. Simplesmente de leitura de clássicos (não vou entrar em méritos de “o que é clássico?”; são grandes nomes), da literatura mundial e brasileira (porque Paulo Coelho dá pra ler sozinho). Não é de estudo. Podemos até pegar textos adicionais, mas como opcional. A idéia é agregar pessoas de diferentes formações que apenas tenham interesse em ler.


2) Quem pode participar?


Todo e qualquer selumano alfabetizado que se disponha a ler os livros. De qualquer área, com qualquer nível de escolaridade.


3) Como vai funcionar?


Nossa idéia é o seguinte (“nossa” porque a idéia foi minha, mas a Bella deu força desde o começo e essa idéia especificamente foi dela): fazermos um blog coletivo. Ah, mas eu não sei escrever! Calma, calma, sem pânico. Cada um participa do jeito que quer. Quem quiser escrever, como administrador do blog, com posts, será bem-vindo (Por enquanto somos eu e Bella. Fiquem à vontade para manifestar o desejo). Quem quiser comentar, tudo bem. Quem quiser só ler, também. Quem quiser escrever alguma coisa e mandar pra gente publicar - dando os devidos créditos, claro - tudo bem. Tá tudo tudo bem. Pode tudo. Só não pode não ler (quer dizer, até pode, pois eu não vou saber quem leu e quem não leu, mas aí é ema ema ema, cada um com os seus pobrema). Pra escrever como administrador do blog só peço que a pessoa tenha o hábito de entrar na internet com alguma freqüência (acho que todo mundo que lê aqui tem), além de querer e gostar de escrever - o administrador iniciará as discussões colocando as suas impressões. Mas não é nada muito elaborado. Só “eu gostei disso e disso, não gostei, não entendi isso”. Em linguagem simples clara e acessível. Se você não tem blog, mas quer participar, não se aflija. É super fácil e simples. Você só precisa ter um e-mail e uma senha.


4) Mas, tipo assim: o que vai ter nesse blog?


Várias coisas. Assuntos relacionados ao autor em questão, contexto histórico, links interessantes...Por exemplo, como a preferência do primeiro livro está sendo pelos russos, há que se fazer alguns esclarecimentos sobre os patronímicos e apelidos russos pras pessoas não se perderem (contamos com uma ampla rede de apoio, inclusive de nossa amiga Kukla, que já morou na Rússia, além de Ana Carol, que estuda russo – né, Ana? – e a Pat Greco). Sim, nós vamos pegar pela mãozinha e guiar vocês pela tundra siberiana.

Na data estipulada da discussão, onde teoricamente as pessoas devem ter acabado de ler o livro, os administradores do blog colocarão suas impressões – ou as dos outros que mandarem – e as discussões estão abertas na caixa de comentários. Isso pode durar uma semana. Aí a gente marca um encontro físico (mas com todos nossos amigos virtuais em pensamento e orações) pra coroar a discussão. Ninguém é obrigado a ir (tá, Ana? Rsrsrs), mas lógico que todos serão bem-vindos. Aprofundar temas, ler trechos ou simplesmente “comemorar” o fim do livro e já combinarmos o próximo. O relato do encontro, assim como fotos e tal, vai pro blog.

Os encontros serão em locais públicos (para darmos chance dos nossos amigos psicopatas também participarem, nem que seja de longe) em cafés de livrarias – tipo, pra dar um clima, sacaram? (clima literário, porra!). Nada de choppinho. O choppinho pode ser depois. Da zona sul ou centro do Rio. Pensei também que o CCBB tem umas salinhas especiais pra reuniões que são reservadas di grátis, mas acho que fica muito formal, ainda mais pra um primeiro encontro. Sugestões: Unibanco Artplex; Livraria da Travessa (do Centro ou Ipanema); Espaço Botafogo de Cinema; Livraria Prefácio (do lado do Estação); os jardins do Museu da República...Pra mim tanto faz o dia, mas acho que pra maioria das pessoas é melhor final de semana. O que terá a desvantagem de ter todos esses lugares cheios, mas...é o que dá.


5) Qual será o prazo para lermos?


Ah, se começarmos com os russos vai ter que ser uns dois meses, pelo menos. Pensei em propor agora e discutirmos em março. Primeira semana de março, que tal? (Carnaval é começo de fevereiro). Mas o blog vai começar agora (nos próximos dias, eu aviso aqui), já dando “dicas”, curiosidades, pitacos e outras observações interessantíssimas.


6) E qual será o primeiro livro?


Anna Karenina, de Tolstói foi o vencedor de votos. Não me batam Bellinha e Ana Carol. Ainda vamos ler Dodô (Dostoievski). Mas sabem como é. A voz do povo é a voz de Deus. Ainda mais quando ela concorda com a minha.


7) Onde eu arrumo?


Te vira, malandro. Aí você já ta querendo muito, né? Tem várias edições. Como sou uma alma boa e abnegada, fiz uma pesquisa pra vocês.

Aqui:


Ou Aqui.


Ou na livraria de sua preferência e nas melhores casas do ramo.

Você pode tentar nos sebos. Hein? Na sua cidade não tem sebo? Compre aqui. Já falei desse site aqui. É super confiável, os livros vem em bom estado, baratos e entrega em todo o Brasil. A taxa não é alta. Tá bom, já dou na sua mão, nem precisa procurar lá clicando aqui. Os preços variam de 9 a 70 reais.

Mais fácil do que isso só indo a uma mesa branca e conversando com o próprio Tolstói.

Ou seja: não tem desculpa. Se você quer, tá tudo aí. Mora longe, “não estou à altura” e outras desculpas não colam. A única exigência é estar afim.

E aqui vai a lista de pessoas que se manifestaram até agora:

1) Eu.

2) Bella.

3) Bibi (Vulgo: Vivi, Formiga Irmã, “O Baru”).

4) Cris.

5) Jussara.

6) Bárbara.

7) Rê.

8) Hetie

9) Karina F.

10) Clara Lopez.

11) Rívia.

12) Álvaro (aêeeee! Palmas para o nosso único homem, o devogado e personal palpitator Álvaro. O homi que vai me tirar da cadeia quando eu for processada de tanto falar mal das celebridades!).

13) Vanessa (Pandora).

14) Nalu.

15) Sandra Lee (vou ignorar o comentário “o nível está muito alto pra mim”).

16) Ju.lucia.

17) Sarita.

18) Lidi.

19) Kukla.

20) Andréa Batalha.


Alguém mais? Alguém da lista desistiu ou eu me confundi? Esqueci alguém?

24 comentários:

vera maria disse...

Oi, carrie, eu nem estava tão dentro, mas depois desse post estou dentríssimo, porque é tanta liberdade, a gente fica tão à vontade com a maneira como vc propõe as coisas que só ler é facílimo, é o que faço mesmo na vida...). E beleza começar com esse, ainda não li a Karenina até hoje, credita? Outra coisa, carrie, seu entusiasmo é contagiante, é bonito isso.
um abraço,
clara lopez

Carrie, a Estranha disse...

Hahahaha...é, eu sou meio empolgada. Pra certas coisas.

uai, clara, mas eu tinha entendido q vc estava! Vc não tinha dito q "qualquer livro estava bom"? Não foi em relação ao clube?

Bom, em todo caso, já q agora está, q bom!

Bjs

Anônimo disse...

Tô dentro, cultura "di grátis" é tudo neam? e sei não mas essa coisa de marca encontro ta parecendo desculpa pra socialização num tô te entendendo. Tb eu não tenho quase nada pra fazer, só festa da firrrrrrma pra organizar (promoter fajuta) resolver se tô namorando ou não e quem ou melhor qual(bofe indeciso)10 kg (no mínimo) pra perder, formatura da filha mais linda..., natal da família, outra festa menor...é acho que vai dar sim..ta decidido tenho tempo bj Sandra Lee

Carrie, a Estranha disse...

Sandra,

Sim, mas o encontro "real" é só desculpa pra socializar, sim! Uai, quer coisa melhor? Encontrar gente q tem os mesmos interesses e se fala sempre?

Q bão q ocê tá dentro.

Bjs

Anônimo disse...

Eu também quero participar.
Até já peguei o Anna Karenina da estante da minha mãe!
Bjs,
Dani

Carrie, a Estranha disse...

tá bom, Dani. Seja bem-vinda.

Quem é vc? Dani Kofler? Dani Machado? vc é nova por aqui?

bjs

samya disse...

To dentro, a gente começa com o Ana karenina?
Beijocas

Eddie disse...

Também estou interessada! Bjs...Ly

Anônimo disse...

Vou aproveitar suas dicas e comprar o livro já.

Querida, Carrie, peço-te mil desculpas, mas não consegui ir ao teu encontro lá Uff. Tive reunião de setor, que atrasou miha aula e depois tive de ir pra Estácio entregar notas... Sorry. Fiquei super triste , mas já estou em contato com Battle pra nos encontrarmos.

Beijinhos,

Rivinha.

Bárbara Anaissi disse...

ótimo. não li esse ainda. posso divulgar para alguns poucos amigos tb viciados nas letras? ou é um grupo mais restrito? bjs

Anônimo disse...

carrie baby! cris já nos apelidou de pink e cérebro! hahaha!
olha, quero saber q votação foi essa aí do ana karenina q eu não vi em lugar nenhum! huahuahau! vamos contar esses votos de novo!
a gente se fala pra ajeitar as paradas. já tem bastante gente interessada, hein? tamo bombando como promotoras de evento!! huhu!
bjs

Carrie, a Estranha disse...

Samya e Ly,

Ok! Vcs já estão dentro.

Bárbara,

Sim, claro q pode divulgar.

Bella,

Ih, mas fala pra Cris q minha irmã já é o Pink! Rsrsrs...tudo bem, vc pode ser o Pink 2 - sim, pq eu sou o cérebro, né? Malvado e com delírios de grandeza.

Qto à votação, é só ver ali em baixo na caixa de comentários qts pessoas optaram pela Ana. Puxa, mas não sei pq esse desprezo pela aninha. Tão legal.

Bjs

Ana Manga disse...

Aqui, fiquei afim. Tô dentro. É só isso? Tô matriculada? Vou pegar o livro na biblioteca mais logo :)

E aproveitando, mando bjo, porque te leio todo dia. E adoro.

Anônimo disse...

Oi carrie,

Não sou nenhuma desta Danis (eita nome comum - rsss).
Eu sempre visito seu blog, mas nunca posto.
Com o Clube do Livro serei ativamente participante, não apenas visitante anônima.
Bjs,
Dani B (para facilitar a identificação)

Anônimo disse...

Que ótimo, estou super dentro!

Já estou com o livro, que estava me olhando do alto da estante há muuuuinto tempo...

Ler e comentar Anna Karenina juntos, e ainda mais com essa super coordenadora ( :) ), vai ser demais!

Beijo, do
Alvaro

Anônimo disse...

to animadíssima!
adorei a escolha do livro, já até pedi pela internet.
vai ser ótimo!
beijocas

Carrie, a Estranha disse...

Oi, Ana!

Sim, é só isso. Aviso qdo o blog estiver no ar. Na verdade ele só não vai porque a escolha do nome ainda está complicada. Aceito sugestões.

Muito obrigada pelo beijo. Outro pra vc!

Dani B,

Que bom. Caso queira escrever como administradora do blog, as vagas estão abertas.

Álvaro,

Que bom! Leiamos, pois.

Rê,

Eu quase comprando. A edição q eu tenho é de Formiga Irmã, q, como tb está no clubinho, está cobrando, com toda a razão.

Bjs

Anônimo disse...

Oi Carrie

A vontade de dizer sim a essa adesão está martelando tanto minha cabeça que não vou resistir! Pensei que só o chocolate fosse capaz de me vencer. Mas não... SublimeSucumbência, digo sim.
Entro aqui freqüentemente mas meus dedos são tão tímidos como todo meu ser. Agora eles estão me desobedecendo e digitando comentários. Já já vai metade pra baixo da mesa e a outra para cima do mouse.
Um grande beijo
Fernanda Barcellos
fbarcellos@hotmail.com (ignorância internética - não sei onde coloco meu e-mail nesse formulário, ho ho)

Frau !!! disse...

Oi Carrie, to mais que interessada neste "clubinho" já tô dentro, se me aceitar como administradora eu topo também. Adorei começar pelos russos, mas vai uma sugestão que tão os alemães numa próxima oportunidade? Material "bão" não vai faltar... beijos, ótimo final de semana.

Carrie, a Estranha disse...

Fernanda,

Ôôô, q bonitinho. SublimeSucumbência. Adorei. Fiquei realmente tocada e comovida com o seu comentário.

Posso te contar um segredo: eu tb sou muito tímida. Por isso o blog. Se não fosse o blog eu teria q lidar, de alguma forma, com tudo isso q eu falo aqui. Já pensou q trabalho?

E-mail anotado. Mas vc quer escrever, como administradora, ou participar nos comentários (ou mandando texto pra publicarmos)?

Rosi,

Sim, sim! Vc é super bem-vinda! Então somos três admnistradoras até agora: eu, Bella e vc. Me passe seu e-mail, pois eu preciso mandar o "convite" pra q vc possa escrever no blog.

Se preferir me mande por e-mail: carriewhiteaestranha@yahoo.com.br

Bjs

Anônimo disse...

nada contra anninha, foi só pra implicar!

Andrea disse...

Já estou acabando AK e achei bem justo o prazo...ccmecei em setembro.

Hetie & Claudio disse...

Carrie querida do coracao e mais queridos todos...
Ja ate comecei a ler o "Livrinho"... acho que vou demorar para ler tudo..mas ja engatei a 1a... vamos em frente...'to super feliz ... obrigada...
Beijos

Anônimo disse...

Oba! Oba!!!
A prova de concurso que está me mantendo distante de meus queridos livros, e próxima apenas dos famigerados livros jurídicos acontece amanhã!
Vou sair da prova direto para a livraria mais próxima e começar a devorar AK!!!
Bjs!