segunda-feira, dezembro 03, 2007

Centro Brasileiro de Estudos Russos

Aproveitando o ensejo do nosso Clubinho (de leituras, veja dois posts abaixo), onde a preferência tem sido pelos russos, convido aos que puderem participar do evento abaixo, que se realizará em duas cidades (depois coloco mais informações sobre o grupo, já temos bastante gente).
Acho que não tá dando pra enxergar o convite, então vou traduzir. Isso é o convite de inauguração para o Centro de Estudos Russos no Brasil, uma parceria entre o Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC), do qual faz parte meu querido coach e orientador, dentre outros professores, do Departamento de História da UFF e o Programa de Pós Graduação em Literatura e Cultura Russa da USP.


Os enventos serão nessa quarta feira (dia 5), em Niterói e quinta (dia 6), em São Paulo.


Quarta - Niterói: Campus do Gragoatá, Bloco O, quinto andar, Sala 1 (auditório).

14:00 às 16:00: Conferência do professor Paulo Bezerra (Letras/UFF): "Alienação: um tema de morte em Ivan Ilitch de Tolstói".

Pra quem não conhece, "A morte de Ivan Ilitch" é um conto do escritor russo Leon Tolstói. Do caralho, pra resumir. Está naquela coleção "Contos Russos" (que tem também norte americanos e ingleses) da Ediouro (volume verde) e também vende separado em uma edição ridiculamente barata da LP&M. É muito bom. Conta a história de um cara que morreu e as "revelações" que ele vai tendo quando esta se aproxima - se eu contar mais atrapalha.

16:00 às 18:00: apresentação dos trabalhos de professores, graduandos e pós-graduandos.

Não sei exatamente quem vai falar, mas essa minha amiga, que estuda Dostoiévski e cujo trabalho eu conheço e é excelente, vai.

18:00 às 20:00: Conferência do Professor Ezequiel Adamovsky (Universidad de Buenos Aires): "Euroorientalismo como formação discursiva: um viés liberal e eurocêntrico nos estudos da Rússia e da Europa Oriental".

Em Sampa a programação é maior (claro, porque a gente sabe que paulista trabalha mais que carioca) e acontece no Departamento de Línguas Orientais da FFLCH/USP, sala 261.

9:00 às 11:00: Conf. do prof. Noé Silva (Programa de pós-graduação em Literatura e Cultura Russa - FFLCH/USP). "As linhas de pesquisa do Programa de pós-graduação em Literatura e Cultura Russa".

11:00 às 13:00: apresentação de trabalhos de alunos e professores.

13:00 às 14:00: Almoço.

14:00 às 16:00: Debates e propostas sobre a estruturação de um Centro Brasileiro de Estudos Russos e de uma iniciativa íbero-americana de estudos russos.

16:00 às 18:00: Conf. do prof. Cláudio Ingerflom (Diretor de Pesquisas do CNRS/Paris e professor visitante na School of Slavonic and Eastern European Studies, University College London): "Um império sem estado".


Povo do Rio e Niterói: nos vemos lá então? Rívia? Bella? Cris? Mais alguém?

Qualquer dúvida, me escrevam.


Skavuska! (que não significa nada em russo, é só pra sacanear a propaganda da Net).







7 comentários:

Anônimo disse...

pô cara, a uff tem mania de fazer eventos em dias q não posso ir... trabalho de 16.30 às 22h na quarta, sentiu o drama?? tenho q chegar lá umas 16h. fuuuuuuuck!
o outro evento literário q fui lá tb foi huma quarta, mas tinha na parte da manhã, então deu pra assistir metade. agora esse aí... humpf! nem isso...
sorry, fica pra próxima.
bjks

Carrie, a Estranha disse...

Mas nem na palestra do Tolstoi?

Bjs

Livraria 30PorCento disse...

Quero divulgar uma nova livraria virtual que vai facilitar, pelo menos um pouco, pro bolso do universitário.

A livraria chama 30PorCento e oferece 30% de desconto em todos os livros que vende, inclusive a coleção Dostoiéski da Editora 34. O endereço é www.30porcento.com.br .

Andrea disse...

Sou praticamente Niterói mas não vou. Fui aluna do Bezerra e ele me tratou mal. Uénnn.

Anônimo disse...

acho q não né? chegar ás 2h pra sair às 3h sendo q estes eventos sempre atrasam... fora a dor q vai me dar no coração de já estar lá e ter q ir trabalhar... humpf!

Anônimo disse...

Tudo bem que Vitória x Rio é um pulo... mas você sabe bem como funcionam as coisas para uma estudante com verbas limitadas, né?
Deu muita vontade!!!

Anônimo disse...

Ai, que vontade!

Só que amanhã à tarde eu estarei fechado em uma sala sem janelas, juntamente com um monte de engravatados, falando de coisas incomensuravelmente menos interessantes que esse seu evento...

Êêê vida besta!...

Beijo, aproveite!