Aproveitando o ensejo do nosso Clubinho (de leituras, veja dois posts abaixo), onde a preferência tem sido pelos russos, convido aos que puderem participar do evento abaixo, que se realizará em duas cidades (depois coloco mais informações sobre o grupo, já temos bastante gente).
Acho que não tá dando pra enxergar o convite, então vou traduzir. Isso é o convite de inauguração para o Centro de Estudos Russos no Brasil, uma parceria entre o Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC), do qual faz parte meu querido coach e orientador, dentre outros professores, do Departamento de História da UFF e o Programa de Pós Graduação em Literatura e Cultura Russa da USP.
Os enventos serão nessa quarta feira (dia 5), em Niterói e quinta (dia 6), em São Paulo.
Os enventos serão nessa quarta feira (dia 5), em Niterói e quinta (dia 6), em São Paulo.
Quarta - Niterói: Campus do Gragoatá, Bloco O, quinto andar, Sala 1 (auditório).
14:00 às 16:00: Conferência do professor Paulo Bezerra (Letras/UFF): "Alienação: um tema de morte em Ivan Ilitch de Tolstói".
Pra quem não conhece, "A morte de Ivan Ilitch" é um conto do escritor russo Leon Tolstói. Do caralho, pra resumir. Está naquela coleção "Contos Russos" (que tem também norte americanos e ingleses) da Ediouro (volume verde) e também vende separado em uma edição ridiculamente barata da LP&M. É muito bom. Conta a história de um cara que morreu e as "revelações" que ele vai tendo quando esta se aproxima - se eu contar mais atrapalha.
16:00 às 18:00: apresentação dos trabalhos de professores, graduandos e pós-graduandos.
Não sei exatamente quem vai falar, mas essa minha amiga, que estuda Dostoiévski e cujo trabalho eu conheço e é excelente, vai.
18:00 às 20:00: Conferência do Professor Ezequiel Adamovsky (Universidad de Buenos Aires): "Euroorientalismo como formação discursiva: um viés liberal e eurocêntrico nos estudos da Rússia e da Europa Oriental".
Em Sampa a programação é maior (claro, porque a gente sabe que paulista trabalha mais que carioca) e acontece no Departamento de Línguas Orientais da FFLCH/USP, sala 261.
9:00 às 11:00: Conf. do prof. Noé Silva (Programa de pós-graduação em Literatura e Cultura Russa - FFLCH/USP). "As linhas de pesquisa do Programa de pós-graduação em Literatura e Cultura Russa".
11:00 às 13:00: apresentação de trabalhos de alunos e professores.
13:00 às 14:00: Almoço.
14:00 às 16:00: Debates e propostas sobre a estruturação de um Centro Brasileiro de Estudos Russos e de uma iniciativa íbero-americana de estudos russos.
16:00 às 18:00: Conf. do prof. Cláudio Ingerflom (Diretor de Pesquisas do CNRS/Paris e professor visitante na School of Slavonic and Eastern European Studies, University College London): "Um império sem estado".
Povo do Rio e Niterói: nos vemos lá então? Rívia? Bella? Cris? Mais alguém?
Qualquer dúvida, me escrevam.
Skavuska! (que não significa nada em russo, é só pra sacanear a propaganda da Net).
7 comentários:
pô cara, a uff tem mania de fazer eventos em dias q não posso ir... trabalho de 16.30 às 22h na quarta, sentiu o drama?? tenho q chegar lá umas 16h. fuuuuuuuck!
o outro evento literário q fui lá tb foi huma quarta, mas tinha na parte da manhã, então deu pra assistir metade. agora esse aí... humpf! nem isso...
sorry, fica pra próxima.
bjks
Mas nem na palestra do Tolstoi?
Bjs
Quero divulgar uma nova livraria virtual que vai facilitar, pelo menos um pouco, pro bolso do universitário.
A livraria chama 30PorCento e oferece 30% de desconto em todos os livros que vende, inclusive a coleção Dostoiéski da Editora 34. O endereço é www.30porcento.com.br .
Sou praticamente Niterói mas não vou. Fui aluna do Bezerra e ele me tratou mal. Uénnn.
acho q não né? chegar ás 2h pra sair às 3h sendo q estes eventos sempre atrasam... fora a dor q vai me dar no coração de já estar lá e ter q ir trabalhar... humpf!
Tudo bem que Vitória x Rio é um pulo... mas você sabe bem como funcionam as coisas para uma estudante com verbas limitadas, né?
Deu muita vontade!!!
Ai, que vontade!
Só que amanhã à tarde eu estarei fechado em uma sala sem janelas, juntamente com um monte de engravatados, falando de coisas incomensuravelmente menos interessantes que esse seu evento...
Êêê vida besta!...
Beijo, aproveite!
Postar um comentário