terça-feira, maio 01, 2007

Nem Flóid exprica


Toda personagem de novela que faz análise é retardada. É sempre dondoca, cheia da grana, que não tem muita coisa pra fazer - além de nada na cabeça - e encaixa a análise – que na maior parte das vezes é confundida com “terapia” – entre a ida ao cabelereiro, o pilates e a massagem tailandesa. E também não adianta pra nada. A mulher continua sendo tapada, agüentando a vidinha idiota de sempre e tem aquilo como uma válvula de escape. Alguém com quem ela desabafa, pois não tem amigas com quem possa falar certas coisas. E é esse o tipo de impressão que o senso comum tem de análise. Coisa pra maluco, gente desocupada ou milionária – que, quase sempre, são a mesma pessoa.

E, infelizmente, a maioria das análises são assim. Se confundem com “terapias” que fazem a pessoa “se conhecer melhor”, a nível de ser humano, enquanto pessoa-gente.

Tudo bem. Nada contra as “terapias”. São outras linhas. Tem quem goste e se dê muito bem. Só não confundam isso com psicanálise. Aquela inventada pelo amigo Freud e revista pelo cálega Lacan. Isso é ooooutra coisa. E bons analistas negociam preços. Mesmo. Não é só papo. E também mudam sua vida. Mesmo. Não é só papo. Mas você tem que ter paciência. Muita. E culhão. Como pra quase tudo que realmente importa na vida.

Nenhum comentário: