segunda-feira, maio 28, 2007

Miss Universo: comentários in real time

Apresentação das misses. É interessante notar a globalização num programa desses. Todas as misses se parecem. A do Brasil, México e Índia são de confundir. As loiras se parecem entre si e as morenas idem. As orientais – Japão e Coréia – tem traços bastante ocidentalizados. E as loiras guardam os mesmos traços que as morenas. E tem uma negra, só, dentre 15 mulheres, da Tanzânia, cumprindo a cota politicamente correta do concurso - e, para completar o pacote, sendo bastante exótica com sua cabeça raspada. Ó, como eles são democráticos.

Ao mesmo tempo, como o próprio processo de globalização, cada miss guarda um “traço local” forte, ainda que se dissolva. Então a dos EUA tem uma coisa meio hispânica, as dos países do leste europeu têm aquela cara de leste europeu e assim sucessivamente.

Jurados. O Dave Navarro, guitarrista que já passou pelas bandas Red Hot Chilli Papers e Jane’s Adicion é um dos jurados. O que ele entende de Miss Universo é um mistério. Talvez um conhecimento empírico, basicamente? A nível de comedor de mulher?

Show com os Rebeldes. Passo. Ainda bem que meu cabelo finalmente tá diferente do da Roberta.

Nenhum comentário: