domingo, outubro 22, 2006

Mentiras sinceras me interessam


Falava de uma pessoa com Formiga Sister, que todo mundo me dizia que era super falsa e no entanto tinha me ajudado pra caramba, sem nenhum interesse em troca. Eis que, a Genial Formiga Irmã manda a já clássica: adoro gente falsa.

E eu fiquei pensando: sabe que eu também? Claro que não falo daquele falso que puxa o teu tapete e te prejudica ou que fala por trás. Mas um certo nível de falsidade é bem vindo, bem como alguma polidez e – por que não? – hipocrisia nas relações sociais. Quem foi que disse que a gente tem que dizer tudo o que pensa às pessoas? Deus me livre dessas pessoas! O que eu penso da maioria das pessoas a minha volta é impronunciável – e tenho certeza que a recíproca é verdadeira. Como se fosse possível dizer tudo. Como se o fato de serem coisas verdadeiras invalidassem a dor e o sofrimento que podem causar-nos. “Ah, eu te traí, mas pelo menos tô sendo sincero em te contar, por isso mereço seu perdão”. Não! Você está apenas aliviando sua culpa e me magoando.

As maiores decepções da minha vida foram com pessoas super honestas comigo. Tô fora. Mesma coisa com segredos. Se eu te contar uma coisa, você promete que não conta pra ninguém? Claro que não! Se você não conseguiu guardar, por que cargas d’água eu o farei? Se é segredo, não me conte. Porque fatalmente eu contarei pra alguém. Que também terá alguém de confiança e por aí vai. Segredo que é segredo não se conta.

Apesar disso, não consigo ser desse jeito.

2 comentários:

marilia disse...

Carrie, nem sei se tenho direito ou mesmo intimidade mesmo como voyer de blog para escrever as proximas palavvras...mas, sou mesmo assim...falo o que sinto e sempre penso o que falo!
dizer a verdade é extremamente relativo. ser sincera pode ser um grande problema, pq fotografar as pessoas sem que elas tenham feito pôse pra vc é foda>>.pra quem escuta e pra quem fala!
mas sou a favor de dizer sempre o que sento e o que penso chego a ser as vezes, dependendo do assunto, incov~eniemte para o "ouvidor"...não tenho limites nesses aspectos da conviv~encia. mas pago um preço alto.
quanto a passar segredos para frente...
ahahah isso é fofoca, é não dar conta de guardar pra si algo que sequer é seu!
mas, ser honesta com os outros, "depende do seu ponto de vista"...entendo que nada existe sem cumplicidade. e digo mais! acredito já ter vivido 20 anos a mais que vc, e sei que ninguém escuta o que não quer...sempre existe do lado do ouvinte alguma coisa ( interesse) que o faz ficar lá ouvindo a "verdade honesta" de quem fala!
falo sério, cara!
bjos
( filosofei..,rsss)

MM disse...

A parte do aliviar a culpa e magoar o outro é uma das verdades do universo...