segunda-feira, outubro 17, 2011

Revelações que abalaram o mundo

 



Dia desses estava conversando com a Fló, minha amiga. Falávamos sobre o Caverna do Dragão, já que um  primo meu estava com uma camiseta (presente meu, inclusive) do Vingador atrás e o Mestre dos Magos à frente.  Niqui Fló lança a bomba:

- Eles são a mesma pessoa.

Ooooi? Como assim? Pedi rápidos esclarecimentos sobre o assunto. Afinal, ninguém me avisaram, como diria meu amigo Betão. É fato sabido? Rolou um comunicado? Eu perdi o episódio onde isso era revelado? Fiquei chocada.

Chegando na faculdade onde dou aulas que, como qualquer faculdade de Comunicação, sempre conta com proeminentes membros da cultura nerd e geek, sondei com pessoas que poderiam me dar informações. O que uma delas me disse foi o seguinte: o episódio final nunca foi gravado, mas o script rolava pela internet. Nele fica claro que o Mestre dos Magos é o verdadeiro "cara mau", enquanto o Vingador apenas quer as armas da molecada. Não é à toa que eles sempre ficam agarrados por causa da porra da Uni, um raio de um unicórnio mala que tropeça sempre no momento em que eles estão prestes a sair do Reino, daí eles têm que voltar pra salvar a Uni e perdem a chance. E quem é que deu a Uni pra eles? Hãn? Hãn? O Mestre dos Magos.

Fiquei um tanto quanto chocada, pois o Mestre dos Magos, juntamente ao Gorpo, o Yoda e o Sr Miagui, são os arquétipos de bondade da minha infância. Ok, o Mestre dos Magos nunca falava coisa com coisa, mas...era o jeitão dele. Mestres nunca dão a resposta de cara. O Yoda falava ao contrário. Que nem o Salomão Hayalla em O Astro. Ele podia muito bem, nas suas aparições para o filho, Márcio Hayalla, dar o serviço completo: "teus tios são todos picaretas, se liga. Assume a diretoria e passa o rodo". Mas não. Ele dá indiretas. Evasivas. É a lei dos espíritos, eu acho. Daí taxar o cara de Do Malé um pouco pesado.

Não satisfeita, resolvi fazer uma busca pela internet pra ver se essas histórias faziam sentido. Aí me deparei com vários blogs (botei a listagem ao final do post), que falam mais ou menos a mesma coisa: a série foi cancelada antes de terminar. Porém, o roteiro do episódio final veio à tona. Nele, a verdade era revelada: quando os garotos entraram naquela montanha russa do parque de diversões (que se chamava Dungeons e Dragons, título do desenho em inglês) eles morreram num acidente. Onde eles estavam era o inferno, porque na verdade eles nunca foram bons garotos. Logo, eles nunca sairiam dali. O Vingador e o Mestre dos Magos eram todos Do Mal, e aquele dragão que o Vingador se pelava de medo era, na verdade, um anjo que vinha tentar recuperar os garotos.

Uou. Então um dos meus desenhos favoritos da infância era na verdade um troço macabro até o último fio de cabelo? Os discos da Xuxa entoavam maldições se tocados ao contrário e dentro do boneco do Fofão tinha uma arma? É isso que foi minha infância? Tudo bem. Só pra eu entender. Aliás, isso explica muita coisa da minha vida. Tipo, tá amarrado.  

Pesquisando um pouco mais, soube que esse suposto final do Caverna é uma espécie de lenda urbana. Nunca ficou comprovado se, ao certo, esse final realmente existiu. O final verdadeiro, que também nunca foi filmado, mas que se tem notícia, é uma coisa meio dúbia, algo que pode ser o final, mas pode também ser um degrau para ressuscitarem a série em outra temporada.


Enfim. A pessoa já não tem laços sólidos nos quais se atrelar nesta pós-modernidade fluida e não pode ter estabilidade nem com os heróis da infância. Seria o mesmo que descobrir, de repente, que o Pedrinho do Sítio do Pica Pau Amarelo era abusado sexualmente pelo Tio Barnabé, que a vovó Benta e a Tia Anastácia mantêm um romance secreto há décadas, que a Narizinho é filha bastarda do Visconde de Sabugosa com a Emília. E que a Cuca é a única que sabe de toda a verdade e por isso é mantida às margens da sociedade, tem fama de bruxa, má e esquisitona.

Que puxa.

Seguem alguns links nos quais me baseei:

Este



E ainda tem este, que o cara resolveu fazer um livro, uma espécie de fan fiction gigante, onde ele dá o final dele. Pensei em comprar, mas tive medo.


Se você tem mais de 40 anos ou não se lembra direito da série, aqui vai um link pra te situar.


15 comentários:

Ila Fox disse...

Com este revival dos anos 80 (com direito a filme 3D do Smurfs) me espanta ainda não terem feito um filme do Caverna do Dragão com FINAL.

Sandrine disse...

Já ouvi várias versões pro final de Caverna do Dragão. Minha pessoal favorita é a de que o Vingador é filho do Mestre dos Magos, o que faria sentido. Tem um episódio em que, no final, o Mestre fala, enquanto as crianças já caminham ao longe, que nem todos são maus (em resposta a algo dito pelo Eric, se não me engano, mas falando mais pra si que pra eles), que as pessoas cometem erros e (com lágrimas nos olhos) o Vingador havia sido o erro dele.

Nayara disse...

Rolando de rir com este post. * The great times are back! \o/

Tinham me falado que o mestre era pai do Vingador/ n sabia desse lance de serem a mesma pessoa. Creepy. O Tiamat era um anjo...hum...eu tinha tanto medo dele quanto o Vingador...fato. *Parei de rir na sua teoria do sítio. E se.... kkkkkkkkkkkkk

Bj!

***GrAzI disse...

Eu tbém fiquei indignada qnd me falaram dessas teorias... mas como já faz tempo a indignação passou! Só fico me perguntando: cadê o remake nas telonas de Caverna do Dragão?? Daria um super filme, mas sem ser 3D, por favor!!
Falando nisso, assisti A Hora do Espanto no cinema na semana passada... hahaha... Voltei à tempos remotos lembrando do original!
Beijos!

Neanderthal disse...

Ai, já recebi nessas correntes de internet várias versões do final desse filme. A mais famosa é essa mesmo, mas pra mim isso faz parte de uma série de lendas que a gente se depara no mundo virtual. Acredito mesmo é que o final nunca chegou a ser feito.

Isso me lembra que eu adorava assistir Jaspion e toda vez que chegava perto do último capítulo, eles reiniciavam a série e eu nunca sabia como Satangoss era morto. Quando a extinta TvManchete comprou os capítulos que faltavam para exibir, eu já não estava nem aí pra isso. Nunca vi como um dos maiores vilões d aminha infância morria.

Marcelo Carahyba disse...

kkkkkk

Muito bom! Já leu "A Psicanálise dos Contos de Fadas"? kkkk

BTW, o final verdadeiro é o Requiem mesmo, aquele onde o Vingador é filho do Mestre dos Magos. O script original, em inglês, está no site do roteirista do desenho, Michael Reaves.

http://www.michaelreaves.com/requiem_preface.htm

E, realmente, esse "final" dá margem para a continuação da série. Ou não.

OBS: Tb compartilho do espanto da Ila Fox.

Abraços!

Gazzy1978 disse...

Eu já tinha ouvido falar de várias versões, mas essa de que o Mestre dos Magos na realidade ERA o Vingador não deve ter procedência? Eles já não se enfrentaram uma vez, em um episódio?

Eu tinha vontade de MATAR aquela Uni do caramba, servia pra nada...

Lilian disse...

Eu tenho 23 e lembro pouco de Caverna do Dragão. Caguei pro final.

A minha maior frustração/decepção é recente. Traumatizei com o final de Lost. Humpf.

Amana disse...

Como assim você nunca se deu conta de como os anos 80 e início dos 90 eram estranhos??
A Rainha negou seu passado de atriz de filme erótico e se cercava de crianças com tintura no cabelo e animais estranhos; o quarteto de humoristas que reinava na sessão da tarde e aos domingos era composto por estereótipos de bêbado, imigrante nordestino, careca/homossexual e um futuro pastor, que faziam piadas politicamente incorretas em cima de suas características; os refrigerantes se popularizaram; meninas sonhavam em fazer 15 anos para ir à Disney. Enfim... está tudo explicado desde então.


PS: eu já passei pela minha fase de descoberta do final do D&D há um ano, mais ou menos. Vi tudo e mais um pouco sobre na internet... (vc viu uma montagem no youtube do suposto roteiro final??)

PS2: O programa para crianças matinal da TV Globo reprisa atualmente o D&D. Outro dia fiquei assistindo, hipnotizada, e pensando: Deus, é muito mal feito! Como eu venerava isso? Incrível.

Amana disse...

PS3: Posso dizer que sofri bullying na escola, pois no CA - 7 anos, mais ou menos - eu, para participar da brincadeira de encenar D&D, só podia ser a Uni. Ou o Erick.

Gazzy1978 disse...

Questão 1: Amana, era melhor ser o Erick q a Uni, hahahahhaa.

Questão 2: Amana, o legal é que os estereótipos naquele tempo eram considerados o que deveriam ser... ESTEREÓTIPOS - e ninguém era suspenso do trabalho por ser politicamente chato, digo, incorreto. Tempos melhores, tempos melhores.

Jussara disse...

Acho nada a ver essa teoria de que o Mestre dos Magos é o Vingador.
Eu adoro animais e morria de dó da Uni. A questão é que acho que eles não conseguiam voltar pq o desenho acabaria.
Tb não acho que eles eram meninos maus, pelo contrário.

Carrie, a Estranha disse...

Pessoas todas,

É tudo mto estranho...sei lá se gostaria de ver um final de fato, um remake - seja em 3D, em personagens reais...sei lá. Acho q certas coisas deveriam permanecer no passado.

Enfim. O mais divertido é especular sobre todas essas teorias.

Bjs em tod@s

Patricia Scarpin disse...

Eu quero uma camiseta dessa tb! :D

Anônimo disse...

Engraçado que esses dias eu e meu namorado estávamos justamente conversando sobre isso, pois o meu desenho preferido é o Caverna do Dragão e eu já decorei todos os episódios mas não me lembro de ter visto, ou melhor, de ter pelo menos ficado sabendo do final. Tudo tem um final, pq esse não teria, indaguei. Aí meu namorado disse que há algum tempo viu na internet, diferente do que todos dizem, é que o Mestre dos Magos lançou uma maldição sobre o Vingador e este precisava das armas dos garotos pra poder reverter o feitiço e quando isso acontece e eles estão voltando pra casa acontece um acidente na montanha russa e alguns deles morrem. Moral da história: Não lançaram por se tratar de um desenho e as crianças acabariam se chocando com um final tão estranho...rs. O que faz algum sentido, mas são várias as histórias em torno desse misterioso final. Mas como fã do desenho eu queria que o tivesse...