quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Feliz ano do Coelho de Metal Yin!

Recebido por e-mail, de autoria da Érica Poonan - acho que ela tem algum site, mas eu esqueci o endereço.

É, eu sou dada a essas viadagens, fazer o quê? Ninguém é perfeito. Nem eu.

2011 - Ano do Coelho de Metal Yin (Xin Mao)

Às 10h38min do dia 3 de fevereiro de 2011 (horário de Pequim) iniciamos oficialmente o ano do Coelho. Este será um ano de recuperação e de restauração. Como já dizia o velho ditado: depois da tempestade vem a bonança. Depois do longo e tenebroso inverno do Boi de Terra Yin (que marcou em 2009 o fim de um ciclo energético planetário de 12 anos), seguido dos raios, trovões e reviravoltas do imprevisível Tigre de Metal Yang (que trouxe o início de uma nova era energética em 2010), chega a vez da suave e estável energia do Coelho de Metal Yin, iniciando um ano no qual tudo que sobreviveu à tempestade irá florescer e crescer em segurança. Afinal chegamos a um momento de descanso e paz para colhermos os frutos e as flores na doce brisa da primavera.


Na tradição taoísta o símbolo do Coelho ou da Lebre é associado à lua e aos grandes poderes mágicos. Nas escolas alquímicas ele traz o elixir da juventude e é o guardião da pílula da imortalidade. O Coelho está conectado ao trigrama Tui (lago) do I Ching e possui a energia do prazer, da diversão, do amor e do bem estar. Tui rege a direção leste e representa a filha mais nova do céu e da terra. Em termos práticos essa analogia reforça e favorece neste ano os bons presságios para os romances, enlaces e os compromissos mais sérios de longa duração, sendo por isso um auspicioso período para o casamento.

Dentro da organização astrológica chinesa, o Coelho não ocupa uma posição de destaque hierarquicamente, e nas escolas tradicionais do Vietnã ele é substituído pelo gato. As pessoas nascidas sob esta vibração têm entre suas características: suavidade, carisma, criatividade, dons mediúnicos, voz macia e suave, necessidade de conforto e estabilidade, uma forma mansa de ser e estar, assim como um aguçado sentido crítico, teimosia, ciúme e uma certa preguiça – por vezes, esta é também uma personalidade infantil.

Os nativos do Coelho são charmosos, aventureiros, representantes das boas maneiras e de um julgamento sensato. São temperados por um ar puro e infantil e têm uma alma incrivelmente criativa, capaz de gerar harmonia e beleza à sua volta e daqueles que ama. Engana-se quem duvida de seu senso prático e sutilmente pragmático, pois eles, ao mesmo tempo, são grandes estrategistas e têm um excelente e aguçado tino para negócios e transações financeiras. Possuem um minucioso sentido de orientação para planejar e alcançar o sucesso, principalmente nas artes em geral e em carreiras consideradas mais alternativas.

De forma geral, tanto na vida pessoal como profissional, são pessoas que não vivem sem harmonia, otimismo e leveza. Para elas nada deve ser um sacrifício. Portanto um ano regido por esse simpático e prático animalzinho é o ano de investir no melhor e mais prazeroso lado da vida, com a garantia segura de satisfação e retorno. Mesmo o trabalho mais enfadonho e as tarefas mais chatas do dia a dia terão a chance de serem mais agradáveis e divertidas.

Amantes da paz e da tranqüilidade, embora determinados e perseverantes, frágeis por fora, mas fortes por dentro, os nativos do Coelho são difíceis de serem levados contra suas convicções, ou seja: não é fácil domar ou comandar essa doce e teimosa criaturinha. Por isso meu primeiro conselho para este ano de 2011 é: manter a perseverança de forma suave e diplomática, pois isto poderá ser a chave para grandes conquistas.

Principalmente para os nascidos nos anos do Coelho, 2011 é o ano para executar projetos de longa duração e lançar-se no caminho de tudo que for ligado à beleza, às artes, ao entretenimento, à música, ao canto, à poesia e à astrologia, pois todos esses setores estarão em alta este ano e todo tipo de conhecimento com características Yin será mais valorizado e destacado. Por outro lado esta será uma fase mais difícil para formas de conhecimento e estruturas mais Yang, ou seja, estruturas mais tradicionais, conservadoras, acadêmicas ou científicas, assim como todos os sistemas legais e burocráticos poderão sofrer atrasos e bloqueios. Portanto, muita cautela será necessária. De forma geral a justiça não será cega porém estará mais lenta que o normal. Em resumo: para os artistas e pessoas ligadas a áreas alternativas o ano promete sucesso e destaque, porém, para os cientistas, burocratas, magistrados e professores acadêmicos em geral, poderá ser um ano empacado e um pouco desanimador.

Uma pessoa que experimenta o retorno do signo chinês do seu nascimento terá sempre, sem dúvida, um ano com novas possibilidades de crescimento e conclusões, mas por outro lado também terá o desafio de lidar com as exigências evolutivas dessa nova etapa de sua vida e a necessidade de realizar novos aprendizados. Para muitos nativos do Coelho há a possibilidade de um ano mágico e encantado, mas para os que não entenderem a necessidade evolutiva e não buscarem o auto-conhecimento que esta fase exige, o ano poderá ser desgastante e cansativo. Em aspectos relacionados à saúde os pontos mais sensíveis para os Coelhos tomarem cuidado este ano serão o sistema digestivo e as glândulas supra-renais.


Dentre os signos relacionados ao Coelho, o Galo é o que neste ano terá também fortes e grandes possibilidades de crescimento e mudanças, pois acompanha de perto a trajetória de seu amigo gracioso e fofinho. Os outros bons amigos do Coelho são a Cabra e o Porco, que podem pegar carona e aproveitar as oportunidades criativas, estabelecendo novas bases que trarão sucesso neste e nos próximos anos. Esses signos serão convidados a abandonar velhos hábitos e padrões do passado, não mais necessários para sua evolução.

Especialmente o segundo mês chinês (correspondente ao período de 5 de março a 2 de abril) poderá ser marcante e positivo em relação a novas oportunidades e enlaces afetivos, inclusive trazendo novas tendências para a moda e a estética. Já o fim do ano poderá ser mais agitado, com possíveis impasses e problemas na área da educação e nas relação internacionais. Na política em geral os acordos poderão estar dificultados, gerando possíveis brigas, escândalos ou litígios jurídicos de grande proporção.


Para o Brasil sem dúvida este será mais um ano de avanço e crescimento financeiro e para Portugal uma época de reconstruir aos poucos os recursos e a paz perdida. Do ponto de vista climático, de maneira geral, esse não será dos piores anos, podendo-se mais uma vez contar com um inverno menos rigoroso nos principais países europeus e uma primavera exuberante em todo o planeta. O lema deste ano é: confiança, esperança, firmeza e renascimento.


“O Tao nunca está longe da humanidade. A humanidade é que se afastou do Tao. Hoje em dia as pessoas estão distantes do Tao porque não conhecem o método de cultivar a vida. Quando você não conhece a forma de cultivar a vida, não vai conseguir fazer a coisa certa na hora certa, e se ignora o momento em que as mudanças cíclicas acontecem, não vai conseguir descobrir o funcionamento secreto do céu e da terra.”

 
Dos Ensinamentos de Chung e Lu


Feliz ano do Coelho de Metal Yin!
Erica Poonam

Então, vamos lá. Vamos namorar e casar, Carrie, porque concurso vai ser difícil.
 
Eu realmente preciso equilibrar minha energia Yin. Quase sempre sou muito Yang.
 
Para todos que terão filhos este ano será ótimo ter bebês coelhos, hein? Tranquilos.
 
Não vejo a hora do ano que vem. Ano que vem é o meu ano. O Ano do Dragão. Ano muitíssimo auspicioso para todos, mas mais ainda para os nativos do signo. Além disso, eu encerro um ciclo de 7 anos (dos 35 pros 36) o que sempre traz muita mudança.

2 comentários:

Paula Clarice disse...

Só vai voltar quando tiver comentário, é? ;o)

Júlio Black disse...

O namorado você demorou, mas arrumou... =)