domingo, janeiro 30, 2011

Freud para crianças


Conversa de sobrinha com Formiga Irmã. Sobrinha emburrou com Formiga Irmã por algum motivo e resolveu que não ia mais dormir com ela. Aí voltou atrás e disse que dormiria. Mas deitou reclamando:

- Já tô chateada com a Só [a avó, no caso minha mãe] porque ela cantou junto comigo...além disso você fica com esse negócio de consultólio. O que você faz nesse consultólio?

- Paulinha, a Madrinha é psicóloga. Ela ajuda as pessoas a resolverem seus problemas [ok, não é, mas é o mais próximo de uma criança de 4 anos entender].

- Que pobemas?

- Ah...problemas...por exemplo, às vezes a pessoa se acha feia...

- Cabelo grosso? [sobrinha tem pavor de cabelos crespos. Engraçado que ela já sabe diferenciar quem faz progressiva de quem não faz. Ela não gosta do cabelo da Madrinha porque "é grosso", gosta do meu porque "é fino". Também não gosta de cabelo curto. Ela só gosta de cabelo liso ou com poucos cachinhos e compridos. Quem botou isso na cabeça - sem trocadilhos - dela? A escolinha. Só pode. Ela e as amiguinhas competem pra ver quem tem o maior cabelo. Detalhe: o cabelo dela é liso e grande].

- Isso...cabelo grosso...

- Você arruma o cabelo delas?

[Dedução brilhante pra alguém de 4/5 anos, né? Se você não gosta do seu cabelo, arrume-o!]

- Não. Mas eu ajudo a pessoa ver que ela tem outras qualidades...que ela é boa, tem um rosto bonito, é legal com os amigos.

Acho que ela até pegou bem. Afinal, tem adulto que não entende o que um psicólogo faz, o que dirá uma criança.

4 comentários:

***GrAzI disse...

Rsrs... Essa sobrinha é uma figura mesmo! ;o)
Beijos!

Amana disse...

Paulinha daria uma ótima terapeuta cognitivo-comportamental.

;)

Carrie, a Estranha disse...

Hahahahaha...

É, Amana. Acho q sim.

Grazi,

Nó! Cê nem imagina!

Gazzy1978 disse...

Lógica infantil ainda é a que mais funciona, né não?