domingo, agosto 15, 2010

EXTRA! EXTRA! Andrelândia na Revista de Domingo, d'O Globo


Gente! A matéria de capa da Revista de Domingo de hoje, do Globo é sobre a minha querida Andrelândia. Particularmente sobre a disputa histórica entre os dois partidos da cidade: os Caranguejos e os Veados - já falei sobre isso aqui. Já estávamos sabendo desde ontem, quando vimos pela internet, mas não sabíamos que seria matéria de capa. Aliás, a capa é uma foto do casamento do Seu Raul e a Dona Carlininha, o primeiro casal "veadejo" e cujo casamento sobreviveu a 75 longos anos - tios-bisavós da Maria.

Qual não foi minha surpresa ao abrir a revista e dar de cara com a foto da Salete, mãe do Alex, da Maria Inês e do Zé Maria, e da Dinorá. Mas a maior surpresa foi ver uma declaração de "uma aposentada que se identificou apenas como Decelis" (na verdade é Deceles), a minha tia Deceles, vulgo Goda, de quem sempre falo aqui.

O mais engraçado foi a Tia Deceles contando que estava sentada esperando o VAB (ônibus que vem de Barra Mansa pra Andrel), no qual chegaria uma encomenda da minha mãe pra ela - "encomenda" é muito coisa de interior, né? "Ter portador" e "mandar encomenda" só acontece no interior. Daí ela vê uma mocinha e um rapaz passando e os dois cumprimentam-na.

- Ceis não são daqui não, né? - indagou tia Deceles.

Os jornalistas já começaram a rir, disseram que não, e perguntaram por que. Tia Deceles disse que "o povo daqui não cumprimenta" e daí já engatou um papo. Depois das declarações, eles perguntaram o nome dela.

- Ah, não vou falar, não - respondeu minha tia.

Mas, quem é que não conhece a tia Deceles em Andrelândia? Saindo dali eles devem ter perguntado pra primeira pessoa que apareceu e ela deve ter contado.

A matéria foi bem fofa, explicou alguns dos principais fatos. Falou coisas que a gente nunca soube como "casas azuis e amarelas são de caranguejos e vermelhas e brancas de veados". A casa das minhas tias, tradicional família caranguejo, é vermelha e branca. Também forçaram um pouco ao dizer que todos os estabelecimentos funcionam aos pares - um de caranguejo e outro de veado. Até pode ser, mas um veado não deixa de comprar em estabelecimento caranguejo e vice versa.

Mas já foi muito pior. Tempo houve em que caranguejos e veados não andavam na mesma calçada. Isso é verdade. E eu tenho amigos, jovens, da minha idade, que já brigaram feio em época de eleição. Claro que isso é cada vez mais raro.


A matéria fala ainda do casamento da Fernanda (carnaguejo) com o Leo (veado) e dos filhinhos deles que respondem, ao serem pressionados pelos tios, o que são: "eu sou zebra", diz um. "E eu elefante", retruca o outro.

Meu único senão vai para as fotos. Pegaram um ângulo onde aparece o bairro mais pobrezinho, com menos casarios coloniais. Se tivessem pegado a foto do ângulo do Cristo teriam mostrado a barca que a cidade faz.

E o Gilvan dando entrevista! Hahahahahahaha...Gilvan é dono de um dos botecos que o povo bebe.

Eu sei que a matéria não tinha cunho turístico, mas é sempre bom lembrar que Andrel tem belíssimos casarões coloniais, cachoeiras e um Parque Arqueológico com inscrições rupestres de milhares de anos atrás. Além de pinga boa, queijo e linguiça da mió qualidade. E do povo, que é o melhor de tudo.



O tom da matéria foi de cidadezinha-pitoresca-olha-só-que-bonitinho, mas a verdade é que essa divisão mais atrapalha do que tudo, como a matéria aponta de leve.


Diz a tia que os repórteres ainda perguntaram onde achavam pinga boa e queijo minas. Em quarqué lugar, sô.

Segue o link pra matéria, mas não tem todas as fotos aqui. Pra quem quiser saber mais sobre essa adorável cidade, este é o site da prefeitura. Aqui também tem fotos bem legais.

Ai gente. Tô eufórica, avisando todo mundo!


4 comentários:

Docinho de abacaxi disse...

Ri muito qdo li "uma aposentada que se identificou apenas como Decelis"! :)
Tb "reconheci" o Gilvan, dono do bar.
Ia perguntar sobre as outras pessoas da matéria, se vc conhecia a "zebra" e o "elefante", mas vc já respondeu.
Gostei de conhecer um pouquinho mais sobre a famosa Andrelândia. Sim, pq já é famosa, né?
Depois de ser matéria de capa da Revista então...
Vc deveria ser nomeada Seceretária de Turismo, uma espécie de embaixadora, sei lá. :D
Quem sabe nas próximas eleições (se os caranguejos vencerem)?

Amana disse...

hehehe qd passei na banca de manhã vi logo e pensei em vc...
No meu aniversário de 10 anos, ganhei dos meus pais um presente super diferente: fomos nós cinco, lá de casa, mais minha prima Carol, para uma viagem de trem para Andrel. Ficamos em um hotel fofo, passeamos bastante, e rimos muito com os "tipos" locais. Lembro que almoçamos num restaurante chamado "Luiz Português" (?). Tenho histórias divertidíssimas desse passeio de 3 dias.
É uma cidadezinha adorável, Carrie!
bjs!

Carrie, a Estranha disse...

Docinho,

Não, esse cargo, de embaixadora do turismo, já é da Fló! Rsrsrs...aliás, queremos propor um título de cidadã honorária pra ela. Mas eu tb poderia ser, já q não nasci lá.

Amana,

Sim, o Luiz Português era um restaurante muito popular e tradicional por lá. Infelizmente fechou as portas este ano. Os filhos deles são conhecidos meus e amigos de amigos.

anna v. disse...

Lembrei de você na mesma hora!