terça-feira, junho 01, 2010

Importante resolução de vida


Tomei uma importante decisão hoje de manhã. Na verdade, ela já estava entre meus planos de ano novo, mas eu tinha esquecido. Hoje lembrei e resolvi executar em breve. Vou me dedicar à jardinagem e ao cultivo de plantas e flores.

Minha casa tem um incrível espaço pra isso - aliás, vários espaços. Além de um bom quintal, há cantoneiras nas janelas (e existe cantoneira que não seja em janela?) e locais para plantas ao redor da casa. Além de uma infinidade de vasos no quintal. Todos absolutamente retorcidos, secos e com plantinhas que sobrevivem de teimosas que são.

Só tem um problema: eu não faço a mais vaga ideia de como ou por onde começar. Compro plantas ou sementes? Planto em vaso ou na terra direto? Há plantas para vasos e outras pra terra?

Gostaria de cultivar girassóis.

Pensando bem, talvez eu retome o meu aquário. Eu tinha um aquário no meu apartamento, mas dava muito trabalho limpar, cuidar, manter...sem contar que eu sempre sujava/molhava a sala nesta tarefa. Aqui em casa eu posso colocar no quintal, numa área coberta onde eles ficariam abrigados das intempéries e, ao mesmo tempo, seria mais prático limpar.

Já que moro com pessoas (leia-se: mamãe) que odeiam/temem-mais-do-que-a-morte animais e não posso ter cachorro aqui, vou fazer essas melhorias na vida ao ar livre de Versallhes.

Sabe aquele texto que circula por aí dizendo que é de Shakespeare? "Ao invés de esperar que lhe dêem flores, cultive o seu próprio jardim!"? Pois é. Resolvi levar ao pé da letra.

Então quem tiver dicas, quaisquer dicas, sobre plantas, flores, jardinagem, pode ajudar.

Vou começar fazendo o que faço quando não sei nada sobre determinado assunto: jogando no google.

5 comentários:

Atitude: substantivo feminino. disse...

No google vc certamente achará alguém que dê dicas, ainda mais para quem mora em casa como vc. Como moro num cubículo que quase não pega sol (só uma luz tímida pela manhã) minhas plantinhas quase todas morrem.
Comprei uma que é forte e danada de ruim a bicha da planta - pó bater sol, tempo seco, núvens esparsas no final da tarde e a disgrama tá lá: firme e forte. Te juro que acho que ela ainda por cima ri!
Se chama Crotons (http://maniadasplantas.blogspot.com/2008/05/crton.html)
Não é assim, uma belezura...mas é simpática e cresce.
Boa sorte jardineira!

Luciana Nepomuceno disse...

Oh! não sei nadica de nada de plantas. Nem de bichos, pra dizer a verdade. E nem muito sobre pessoas. Pensando bem, eu sou uma completa desinformada...mas quanto prazer de passear por aqui. Bjs e boa sorte na empreitada!

Amana disse...

hahahaha
que coisa... comecei a ler e pensei: "vou contar pra ela que ganhei um girassol de aniversário", e em seguida li que vc quer começar por eles! Puxa, estou amando o meu. Uma graça, veio com vários brotos que estão se abrindo aos poucos (está comigo há 3 dias). Muito belo.
Eu sou uma negação com plantas, só as jibóias sobrevivem a mim. Mas estou tentando: tenho uma violeta há 3 anos, e outro dia ela espichou uma florzinha pra mim. :)
bjs e boa sorte!

Paula Clarice disse...

Eu vou ficar ligadinha nessa caixa de comentários pq tb quero aprender :)

PS: beijo ni vc, Carriêêê

Carrie, a Estranha disse...

Bigada, Paula Clarice! Bj nocê tb.

Amana,

Eu tenho um lençol de girassóis.

Borboleta,

É, eu tb.

Atitude: substantivo feminino,

É, vamos ver se vai pra frente.