sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Gazpacho de tomate

Ontem eu fiz gazpacho de tomate e...humm...muito bom. Tomei lá no navio e fiquei pensando: deve ser light e além disso eu amo tomate (eu amo muuuito tomate! Eu como tomate todos os dias, em quase todas as refeições, menos no café da manhã. Amo tomate de todos os tipos: maçã, cereja, os vermelhinhos...humm...minha boca enche de água ao pensar em tomates...enfim...), por que não fazer? Joguei na internet e vi várias receitas mais ou menos parecidas e também fiz a minha. Ótimo nesse calor insano que anda fazendo e quase zero ponto. Vamos lá:

- Uns 5 ou seis tomates inteiros, com casca e tudo.
- Uma cebola.
- Uns 4 dentes de alho cru (isso mesmo, cru – certifique-se de que não vai beijar ninguém depois. Ou obrigue a pessoa a tomar também. Eu gosto muito de alho, mas se você não gosta, bote menos. Gosto de alho, de pimenta, de raiz forte...não, não coloque raiz forte nem pimenta no seu gazpacho).
- Pimentão (eu pus vermelho e amarelo, mas pode ser o que você tiver ou gostar mais ou todos juntos).
- Um pepino inteiro com casca.
- Um pouco de vinagre (eu fui provando e colocando. Acho que umas duas colheres de sopa).
- Sal a gosto.
- Azeite (eu botei uma colher de sopa rasa pra esse tanto de coisa pra ficar mais light, mas se você não tem esse problema, pode caprichar).
- Água gelada. Eu pus uma xícara, mas pode por mais caso você queira ele mais ralo.
- Algumas receitas falam em pão. Sim, colocar o pão junto com isso tudo. Outras em farinha de rosca. E também há quem sirva com cubinho de pão por cima.
Eu optei por não colocar, porque estou numa dietinha básica. E ficou muito bom.

Bate tudo no liquidificador e pronto. Serve gelado. Muito bom. O legal é você ir dando uma variada, colocando mais ou menos ingredientes que você goste mais – se você não gosta de nenhum destes ingredientes, aí fica difícil. Algumas pessoas botam shoyu e limão. E é bom ir provando até fazer um que dê certo com o seu gosto.

Rápido, fácil, light e barato. Assim é a culinária de Carrie – quando não é Nutella com Doritos. Não os dois juntos. Enfim. Tenderam.

3 comentários:

trinity disse...

Vou experimentar " A cozinha maravilhosa da Carrie"!

raq disse...

eu coloco um pouco de tabasco.

Ila Fox disse...

Uia, qualquer dia desses vou arriscar a receita aqui. ;-)