sexta-feira, outubro 02, 2009

Pessoa (o Fernando) budista

Todo mundo tem para dar e vender;

só eu não tenho nada.

Que tolo sou! Que cabeça atrapalhada a minha!

Todo mundo é brilhante; apagado, só eu.

(Lao-Tzu, Tao-te King, In: A prática do Zen na cura da depressão*, Philip Martin.)

* O engraçado é que o título do livro em inglês é: The zen path through depression. Mesmo porque depressão não tem cura - no máximo, tem controle, como diabetes e pressão alta - e qualquer livro que se intitulasse detentor de tal poder não mereceria a menor confiança. Tanto que na primeira página ele adverte: "Embora as técnicas descritas neste livro possam trazer alívio aos sintomas de algumas pessoas, a depressão é uma doença grave, que pode, em certos casos, exigir tratamento médico com um profissional credenciado da área da saúde. Os leitores contam com o nosso incentivo para buscar esse aconselhamento. Nem o autor nem o editor assumem qualquer responsabilidade legal por danos decorrentes da aplicação das técnicas apresentadas neste livro" (grifos meus).

E qualquer um que ache que se curou porque leu um livro não estava doente - até está, mas de outro modo.

Só esclarecendo que esse livro não é de auto-ajuda.

Nenhum comentário: