sexta-feira, novembro 24, 2006

Liberalismo em 45 minutos


Quer entender o que é o liberalismo, caro leitor? Que Adam Smith, que nada! Assista ao Globo Repórter de hoje.

O liberalismo é a doutrina baseada na idéia de que só é pobre quem quer. Então você pode, sim, ter a casa dos seus sonhos, como a faxineira mostrada! Ah é, desde que os seus sonhos sejam razoáveis, não me venha querendo jatinho e iate (a gente não pode dar a mão que pobre já quer logo ser espaçoso)! Trabalhe de 8 da manhã às 10 da noite, de segunda à segunda, economize em todos os supérfluos – entenda-se roupas e qualquer agradozinho – e você vai conseguir! Se você não conseguiu – como 99,9% dos trabalhadores que ganham um salário mínimo - é porque você é preguiçoso e pensa pequeno.

E a coisa é tão cruel, mas tão cruel que você ainda escuta a mulher dizer “foi a profissão que eu escolhi”. Me desculpem, mas eu não consigo acreditar que limpar privada e fogão engordurado possa ser opção de vida de ninguém. É falta de opção. Claro que você pode escolher entre ser traficante, puta ou faxineira. Mas eu acho que deveriam existir mais opções. O homem nasceu pra muito mais. Nasceu pra ser livre, pra criar, pra fazer trabalho intelectual, pra sonhar, amar, se divertir e até pra lavar a sua privada, caso precise.

Definitivamente, esse mundo não me pertence.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala figuraça, estou lhe devendo um suborno.

Carrie, a Estranha disse...

E dos grandes!