quinta-feira, junho 29, 2006

Psicologia de banca de jornal

No último jogo do Brasil estávamos eu e Formiga Sister indo pra casa de Formiga Senior e Único Cunhado num 584 lotado.
Sentamo-nos atrás do ônibus. Algumas garotas conversavam animadamente. Deviam ser um pouco mais jovens do que eu. Logo subiu uma quarta, de camisetinha do Brasil. Beleza.
Papo vai, papo vem, começa o diálogo:
  • Fulano? Foi muito difícil diagnosticar se o caso dele era neurose ou psicose.

(Formiga Sister já levantou suas antenas psicanalíticas)

  • A gente acha que é simples: ou neurose, ou psicose, mas não é não.

(ôpa, ôpa! Não sou psiquiatra nem psicanalista, mas minha pequena experiência como maluca me prova que não é nada fácil. Neurose é neurose. Somos todos neuróticos pra psicanálise - mesmo porque se as outras oções são "psicótico" ou "perverso", neurótico é o melhorzinho. Psicose é outra coisa bem mais complexa).

  • A mesma garota: Nossa a Ana me dava altos esporros por causa disso! Diagnosticar é fácil, difícil é justificar (??). Por exemplo, ele tinha fobia social, era estranho, ia ao shopping e achava que tava todo mundo olhando pra cara dele...

(Nesse momento pensei: sou eu! ela está falando de mim!)

No fim a garota manda a seguinte pérola: ele é maluco de pedra!

Ah tá. Que ótimo. Você vai a um médico ou psicólogo querendo um diagnóstico preciso e recebe uma pérola dessas: maluco de pedra. Isso até a minha faxineira diagnostica.

Aí outros temas profissionais vieram à baila e começaram a falar sobre ambulatórios e afins. As garotas estagiavam ou trabalhavam no Ipub, Hospital de maluquinho ligado à UFRJ. Os alunos de psicologia fazem estágio lá. Sei porque Chuícho fazia estágio lá.

É como diria O Alienista, de Machado de Assis: se formos prender todos os malucos no hospício, a cidade fica vazia. Então abramos os hospícios!

A psicanálise critica a psiquiatria por esta se utilizar de rígidos diagnósticos baseados, não raro, em premissas biologizantes. No entanto, criou-se um "psicanalês" que se torna tão sufocante quanto ser enquadrado em qualquer um desses sintomas.

Ai, ai...

Nenhum comentário: